Serviços RS RSS Lajeado

Ação Global 2018 atrai grande público para o Parque do Imigrante em Lajeado

Ação Global chegou a sua 25ª edição (Foto: Divulgação)

Realização do Serviço Social da Indústria – SESI RS e da Rede Globo, com apoio da Prefeitura de Lajeado, a Ação Global 2018 atraiu grande público para o Parque do Imigrante no sábado (26). O evento ocorre anualmente e simultaneamente em todos os estados brasileiros, e nesta edição, teve Lajeado como a cidade escolhida pelo Sesi e pela Rede Globo no Rio Grande do Sul para receber o evento. “Hoje é um dia de solidariedade, de mostrarmos nossa capacidade de fazer o bem ao próximo, de nos doarmos”, afirmou o superintendente do SESI RS, Juliano Colombo. Ele lembrou que em 2018 a Ação Global chegou a 25ª edição, a qual fez de Lajeado a capital do Rio Grande do Sul, pois representou o estado em todo Brasil durante o evento. Por fim, agradeceu ao apoio dos voluntários e prefeitura para realização do evento.

Ao passo que o público buscava se inteirar de tudo que era oferecido durante o evento, logo após a abertura oficial, foi iniciado o casamento coletivo de 26 casais. Entre eles, estavam Joíde Ferrari (32) e Dirlene Dutra Ferrari (29), que puderam trocar as alianças após 13 anos de companheirismo. “Amor nunca faltou, mas para casar é preciso investir um tanto de dinheiro e acabávamos sempre adiando”, conta Joíde. “Escutei no rádio dessa oportunidade e procurei o Sesi na hora. Aproveitei e investi no meu vestido de noiva, pois só vou casar uma vez na vida”, disse Dirlene, ao mencionar que, enfim, conseguiu realizar seu grande sonho. Enquanto isso, uma infinidade de serviços eram oferecidos ao público que compareceu ao evento. Corte de cabelo, manicure e pedicure, testes de visão, atendimento nutricional, testes rápidos para detecção de DSTs, massagem, confecção de Carteiras de Identidade e testes de glicemia foram os mais procurados.

As crianças, por sua vez, puderam ter aulas de artesanato, visitar o Planetário, pintar e colorir desenhos no espaço montado da prefeitura, onde também ocorreu a divulgação dos serviços oferecidos pelas secretarias municipais. No espaço a céu aberto do parque, tirolesa, exposições de troféus e presença de antigos jogadores do Grêmio, do Clube Esportivo Lajeadense e da ALAF atraíram adultos e crianças.

Confira abaixo outros serviços e atividades que a Prefeitura ofereceu na Ação Global:

– Visita Guiada ao Parque Histórico

– Aula de Expressão Corporal

– Oficina de Capoeira

– Orientação quanto à alimentação saudável e alimentos processados

– Práticas de leitura de rótulos

– Construção de horta vertical

– Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C

– Teste de glicose

– Apresentação dos serviços e equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência e Atendimento à mulher (CRAM), do Conselho Tutelar e do Procon

– Esclarecimento de dúvidas e orientações sobre denúncia ambiental e licenciamento ambiental e florestal

Feira de Adoção de Cães – O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria do Meio ambiente organizou uma feira de adoção de cães. Também foram tiradas dúvidas sobre o controle de zoonoses e vetores (borrachudo, mosquitos, ratos, pulgas e baratas).

Espaço da Prefeitura – Local para esclarecer dúvidas sobre serviços prestados pelo município, espaço de aproximação do poder público com a comunidade e área para atividades de recreação para crianças sobre os símbolos do município (bandeira, brasão e hino).

Ouvidoria – Espaço para recebimento de sugestões dos moradores de Lajeado sobre necessidades da cidade.

Cadastro Único – A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social fez a inscrição de famílias no Cadastro Único durante o evento.

Junta Militar – Confecção de documentos militares e verificação da situação militar/alistamento.

Plataforma de Observação Elevada – A Secretaria Municipal da Segurança Pública, em parceria com a Brigada Militar, disponibilizou uma plataforma de observação elevada, com câmeras e sistema de monitoramento, para reforçar a segurança durante o evento.

Maio Amarelo – O Departamento de Trânsito fez atividades referentes ao Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos nas estradas e rodovias.

Limpeza Pública – Divulgação dos serviços de coleta de lixo comum e coleta seletiva (dias, locais e horários) e informações sobre os serviços de capina mecanizada e varrição urbana.

Centro de Educação Ambiental – Divulgação de atividades ambientais disponíveis para a comunidade, como oficinas, trilhas, palestras, visitações no Jardim Botânico e Aterro Sanitário.

Texto: Ascom Lejeado