Solidariedade Lajeado

Ação Lajeado Contra o Frio acolhe mais de 20 moradores de rua

Uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), com apoio da Defesa Civil, Abrigo São Chico, Secretaria da Saúde (SESA) e Brigada Militar, evitou que pessoas em situação de vulnerabilidade social permanecessem nas ruas expostas às baixas temperaturas neste último final de semana, nos dias 05, 06 e 07/07. Durante os três dias da ação Lajeado Contra o Frio, 47 pessoas foram abordadas e 28 aceitaram ir ao abrigo.

Na sexta-feira, sábado e domingo (05, 06 e 07/07), das 20h à meia-noite, servidores fizeram rondas passando por praças, parques e locais frequentados por pessoas em situação de rua  para orientá-los e conduzi-los ao Abrigo São Chico, que passou por uma readequação física para recebê-los. A equipe contou com o auxílio de pessoas da comunidade, que doaram agasalhos e informaram onde havia pessoas dormindo nas ruas. Esses locais também foram visitados pela equipe plantonista.

Para a ação, um veículo da Defesa Civil também foi utilizado para transportar cobertores, roupas e calçados e distribuir aos moradores de rua que insistiram em permanecer fora de locais abrigados. Enquanto isso, outra equipe esteve de plantão na sede da STHAS para prestar informações e receber doações para serem destinadas ao Abrigo São Chico.

Os esforços da equipe foram bem-sucedidos. Na sexta-feira, foram 24 abordagens, 15 no sábado e 8 no domingo, totalizando 47 abordagens nas ruas nas três noites de operação. Destes, o Abrigo São Chico acolheu 4 pessoas na sexta-feira, 9 no sábado e 15 no domingo, totalizando 28 pessoas. A titular da STHAS, Céci Maria Gerlach, explica que no domingo várias pessoas foram ao Abrigo de forma voluntária, por isso, o número de pessoas acolhidas é maior do que o número de pessoas abordadas nas ruas. Céci reforça a importância do apoio da comunidade.

“Ficamos contentes que muitas pessoas da comunidade abraçaram a causa conosco, deixando o final de semana de diversas pessoas em situação de rua mais quente. Recebemos diversas doações durante a ação, que foram destinadas ao abrigo”, explica Céci.

Conforme a secretária, a equipe dará continuidade com as abordagens rotineiras, que acontecem duas vezes por semana, no horário das 19h às 22h30.

A comunidade pode contribuir com doações, que devem ser levadas até a Defesa Civil.

Defesa Civil

Endereço: Avenida Parque do Imigrante, s/nº, dentro do Parque do Imigrante (construção rosa em frente ao Restaurante Panorâmico)

Telefone: (51) 3982-1150

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45 e nas sextas-feiras das 8h às 14h

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado