Meio Ambiente RSS Destaques Teutônia

Ação socioambiental teutoniense promove descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos

dição 2015 do Revive Boa Vista teve novidades: coleta de lixos eletrônicos, óleo de cozinha e medicamentos vencidos (Foto: Leandro Augusto Hamester)
dição 2015 do Revive Boa Vista teve novidades: coleta de lixos eletrônicos, óleo de cozinha e medicamentos vencidos (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Objetivando a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para os cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo, no dia 25 de junho, das 8h30min às 11h30min, haverá descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, no posto de coleta instalado junto ao Centro Municipal de Eventos, na Prefeitura de Teutônia. A primeira atividade oficial de 2016 da ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista estará coletando eletrônicos e sucatas, óleo de cozinha, pilhas, medicamentos vencidos, cartões magnéticos, celulares, chapas de Raio-X e baterias (exceto de veículos). Os materiais serão recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto.

O Revive Boa Vista, que em 2016 chega a sua 7ª edição, é uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, Emater/RS e das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Languiru, Sicredi, Unimed, Grupo Krabbe e Star Led.

Em outubro de 2015, na primeira iniciativa nesse sentido, a ação coletou mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha, evitando a poluição ambiental. Toda comunidade está convidada a participar do 7º Revive Boa Vista. Mais informações pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

Conscientização

A coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, Tatiani Camila Ballus, ressalta a importância da ação. “Mais do que simplesmente coletar esses resíduos, acredito que seja fundamental conscientizarmos nossa sociedade quanto à correta destinação desse material e quais os impactos ambientais que esse lixo causa ao nosso Meio Ambiente.”

O presidente da CIC Teutônia, Renato Scheffler, enaltece a participação da comunidade nas ações do Revive Boa Vista. “Nós podemos fazer a diferença, cada um fazendo a sua parte e trabalhando a conscientização diariamente nas escolas, nas nossas empresas e em casa. Temos a opção de mudar a fotografia, basta querer.”

Histórico

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores. As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas. Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e medicamentos vencidos.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom CIC Teutônia