Social Encantado

ACI-E recebe homenagem do Poder Legislativo

Presidente da ACI-E, Renata Galiotto; proprietário do Turatti Tur Hotel, Anilo Turatti; presidente do CDL, Marcelo Peretti, com os vereadores

Honraria evidencia e celebra as oito décadas de existência da entidade

 A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Encantado na noite da última quinta-feira, 10 de novembro, por completar 80 anos de fundação. A sessão solene fez parte da programação da 23ª Semana da Câmara e marcou os 103 anos de instalação do Legislativo Municipal.

Além da ACI-E, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Turatti Tur Hotel também foram homenageados por completarem neste ano 50 e 51 anos de fundação, respectivamente. Três bolos comemorativos e os parabéns cantado por todos os presentes foram mais uma forma de destacar os aniversários e comemorar os feitos das entidades e da empresa.

Na ocasião, a presidente da ACI-E, Renata Casagrande Galiotto, em nome da entidade empresarial recebeu um quadro no qual se destaca a importância da associação. Ela agradeceu a homenagem e também parabenizou a CDL e o Turatti Tur Hotel pelas cinco décadas de fundação.

“É uma bela homenagem. Tenho a honra e o privilégio de estar aqui representando uma história de 80 anos. Muitos me sucederam e construíram esta história. A ACI-E é uma entidade que luta não só pelo seu associado, mas por causas comuns, melhorias e desenvolvimento de nossa cidade. O sentimento é de gratidão. Muito obrigada pela homenagem”, salientou. Segundo ela, a ACI-E representa o interesse da comunidade como um todo, sendo construída por valores e por pessoas que prezam isso.

Em nome dos vereadores, Diego Pretto se manifestou. Segundo ele, as honrarias prestadas pelo Poder Legislativo são uma forma de reconhecer pessoas e entidades que colaboraram com a comunidade. “A família Turatti representa uma empresa familiar empreendedora. O CDL e a ACI-E são formadas por pessoas que são o esteio de lideranças de nossa comunidade. A ACI-E é o reflexo do desenvolvimento em nosso município”, enfatizou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Moresco, agradeceu a todos pela presença. “Para nós é um momento importante e de muita alegria. O nosso reconhecimento aos homenageados”, destacou ao encerrar a solenidade.

 

HISTÓRICO DA ACI-E

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) foi fundada em 2 de setembro de 1939 e seu primeiro presidente foi David Pio De Nes. O fato marcou o início histórico do segmento contábil e de serviços no município.

A primeira atividade foi a de conquistar novos sócios além dos limites da sede, nos então distritos de Anta Gorda, Putinga, Ilópolis e Arvorezinha. Em 7 de outubro daquele ano a entidade instalou-se em sua 1ª sala comercial, na Rua Júlio de Castilhos, para o funcionamento do escritório da associação.

Já passaram pela entidade 28 presidentes, cada um se destacando pelos fatos e feitos de cada gestão. Atualmente, é conduzida por Renata Casagrande Galiotto, a qual preside pela segunda vez (2014 a 2016 e 2018 a 2019).

Pelo contínuo desenvolvimento e forma de atuação em defesa dos associados e da comunidade encantadense, a entidade é considerada uma referência no município. Entre as grandes conquistas nestes 80 anos de atividades, figurou a inauguração do novo prédio da entidade em 29 de maio de 2015. Outro fato importante foi quando a entidade passou a ser a gestora da Suinofest, na década de 90 (a partir da 3ª edição). Diversas ações, ao longo dos anos, tornaram a Suinofest referência em gastronomia, sendo considerada hoje um dos maiores eventos gastronômicos do Estado.

A atuação da ACI-E não se limita apenas com os associados da entidade. Ao longo de sua história, conhecimento por meio de diferentes cursos de aprendizagem e qualificação, palestras e encontros, evidenciando temáticas de interesse coletivo foram realizadas. Além disso, constantemente intercedendo junto às autoridades e órgãos públicos por melhorias nos diferentes setores que impulsionam o desenvolvimento do município e da região do Vale do Taquari.

 

Fotos: Gisele Feraboli
Assessoria de Imprensa ACI-E