Saúde Meio Ambiente Bom Retiro do Sul

Ações do LIRAa visam evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti

População é orientada a colaborar com a prevenção

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul atua diariamente em ações e programas que visam evitar que focos de proliferem no município. O foco principal tem sido o constante monitoramento contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zica, microcefalia e chicungunha.

Desde 2018, Bom Retiro do Sul passou a classe de município infestado pelo “mosquito da dengue”. Desde então, intensificou-se os cuidados para o controle da infestação, com ações preconizadas pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde de Lajeado. Entre elas o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti).

As ações consistem na visitação de imóveis pelos Agentes de Endemias, Agentes Comunitárias de Saúde e Enfermeiras na busca de locais onde há ou poderiam a vir existir focos do mosquito e ou ambientes propícios a sua proliferação.

A predefinição dos locais a serem visitados, é por sorteio aleatório computadorizado, onde 33% dos quarteirões do município são elencados e em cada um deles com visitação de no mínimo 50% dos imóveis.

Na condição de município infestado, foi realizada o LIRAa no município no período de 11 e 15 de fevereiro de 2019, quando foram visitados 275 imóveis com 6 amostras de larvas e pupas de mosquitos coletadas em diferentes pontos da cidade. Estas, após análises, não se mostraram positivas para o Aedes Aegypti.

A Secretaria da Saúde realiza ações do LIRAa a cada 90 dias. Além desta ação, outros trabalhos são realizados paralelamente para controle de infestação. São exemplos os PE (Pontos Estratégicos) e os LI+T que são os levantamentos com tratamento.

A Secretaria da Saúde reforça o apelo à comunidade que participe constantemente da fiscalização, permitindo a entrada dos visitadores e auxiliando no monitoramento em suas propriedades, mantendo os ambientes limpos e eliminando pontos que possam acumular água.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias