RS RSS Turismo

Acordo de resultados do projeto Turismo de Natureza foi assinado durante o Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Fontana, Zenkner e Amanda assinaram o acordo durante o evento em Gramado (Foto: Divulgação)

Na última semana, nos dias 12, 13 e 14 de abril, a Sociedade Recreio Gramadense, em Gramado, foi palco de encontro para debater o futuro do turismo e sua inserção no desenvolvimento sustentável no país, por meio de palestras com renomados turismólogos, economistas, empresários e estudiosos do Brasil e do exterior.

O evento abordou quatro painéis e mais de 14 temas, entre eles Turismo como Ciência; Desenvolvimento Sustentável do Turismo; Inovação; Turismo, o negócio do Futuro e Marcos Regulatórios para destinos turísticos.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, o gestor de projetos do Sebrae de Lajeado, Diego Zenkner, e a coordenadora do setor de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, assinaram o acordo de resultados do projeto Turismo de Natureza no Vale do Taquari, uma iniciativa Amturvales, Sebrae RS, Sicredi Região dos Vales e das oito prefeituras envolvidas no projeto.

O objetivo é formalizar a responsabilidade de todos os envolvidos. Sendo que 70% do valor investido para o andamento do projeto é subsidiado pelo Sebrae, outros 16% pelas prefeituras e os restantes 14% por parte dos empreendedores.

“O documento vem para firmar ainda mais a parceria entre todos os participantes, sejam de iniciativa privada ou pública”, destaca Zenkner.

Turismo de Natureza
As belezas naturais que cada município integrante possuí deu origem ao projeto Turismo de Natureza, uma ação para 2018/2019. Trinta empreendimentos participaram com o objetivo de alavancar o turismo no Vale do Taquari, através da promoção, divulgação e melhor oferta de serviços e produtos turísticos de um trabalho coletivo.
Ao todo, três grupos foram formados, Vale dos Túneis e Viadutos, Caminho das Cascatas e Arroio do Meio, e recebem mensalmente as mesmas capacitações. “São discutidas ações, troca de experiências, recebem consultoria coletiva e individual, participam de visitação técnica e qualificam os serviços que oferecem”, explica, Zenkner.

Texto: Ascom Amturvales