AMVAT Vale do Taquari Destaques

Adequações no estatuto e contribuições fortalecem atuação da Amvat

Em assembleia virtual realizada na tarde desta sexta-feira (18.06), sob a coordenação do presidente Paulo Kohlrausch,  os prefeitos da região aprovaram o novo estatuto da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a adequação das contribuições à entidade.  O objetivo da revisão do estatuto, de acordo com o presidente,  é delimitar com maior clareza, por exemplo, a possibilidade de representação judicial em causas de interesse regional; criar mecanismos de assessoramento aos municípios e ferramentas de publicidade para uso regional e atualizar a estrutura e objetivos da Amvat para qualificar os serviços prestados aos municípios associados.

Com as adequações, além da qualificação dos gestores, a Amvat também poderá oferecer cursos e capacitações  às demais lideranças dos municípios, como secretários e assessores, o que é uma das propostas da atual diretoria para o segundo semestre deste ano. Além disso, está habilitada, agora, a prestar assessoria aos municípios na representação junto ao Executivo e Legislativo, nas esferas estadual e federal, visando à captação de recursos para projetos. As alterações foram aprovadas por unanimidade, assim como a proposta de atualização do valor das contribuições por parte dos municípios. “Desta forma poderemos ter uma estrutura mais alinhada, oferecendo serviços mais qualificados aos municípios associados. É uma medida que vem para fortalecermos nossa entidade”, destacou o presidente.

Na reunião também foi comentado sobre o Plano de Ação do Vale do Taquari, caso a região venha a receber alerta do Governo do Estado em razão do avanço da pandemia. O Comitê Técnico manteve as mesmas orientações apresentadas na semana anterior e ficou definido que, em havendo um alerta, será convocada assembleia para que seja colocado em votação. O presidente Paulo Kohlrauch, por outro lado, anunciou que na semana que vem, dia 24, haverá assembleia presencial em Estrela, às 14h, no Estrela Palace Hotel, com a presença do secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto. Na ocasião será discutido o projeto de concessão das rodovias ES-129 e 130 e RSC-453.