RSS Obras Bom Retiro do Sul

Administração fará levantamento para mapear e buscar soluções para problemas de alagamentos

Reunião de secretários com o prefeito Edmilson Busatto (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira, dia 2, o prefeito Edmilson Busatto convocou uma reunião de emergência com todos os secretários do governo. Um dos assuntos principais da pauta foi a enxurrada ocorrida no último sábado, dia 31, que causou transtorno em pontos da cidade. O prefeito solicitou que sua equipe faça um levantamento das áreas atingidas, para que a partir daí se busque a solução para o problema que ocorre há anos.

Em casos onde hajam residências em área invadidas, a ideia da municipalidade é realocar essas famílias, dando melhores condições. Quando a questões forem estruturais, onde a tubulação de esgoto pluvial não dê conta da demanda de água, a ideia é trabalhar em conjunto com o setor de engenharia.

“Precisamos ter esses levantamentos em mãos para que a partir daí possamos trabalhar na captação de recursos para executar os projetos de melhoria, e darmos melhores condições para a população que hoje sofre com isso”, destaca o chefe do Executivo.

Rede no bairro São Francisco
Uma melhoria que está em andamento é a tubulação de esgoto pluvial que passa pelo Bairro São Francisco, aos fundos da empresa Atlas Calçados. A prefeitura já tem todo o projeto elaborado. O prefeito está em busca de recurso junto ao Governo Federal para a execução da obra. “Se conseguirmos esse recurso com a União a obra será mais rápida, caso não tenhamos êxito desta forma, faremos com recurso próprio, mas daí levaríamos três anos para concluirmos.

Trabalho de educação e prevenção
O prefeito ressalta que é de suma importância realizar um trabalho junto as escolas. Busatto acredita que através da educação muitas melhorias podem acontecer também. Segundo ele, é importante trabalhar dentro da sala de aula a conscientização para que o lixo não seja jogado na rua, que depois acaba indo para os bueiros e entupindo a tubulação que acaba se acumulando e entupindo os bueiros.

Ele também quer que seja trabalhado junto da população a conscientização da importância do pagamento dos impostos municipais, a exigência da nota fiscal na hora da compra. “Tudo isso é revertido para o município e retorna para a população em obras de melhorias, inclusive em infraestrutura.”, frisa o prefeito.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul