RS RSS Rural - Agricultura Arvorezinha

Administração Municipal auxilia agroindústrias com a implantação do SUSAF

SUSAF possibilita a comercialização de produtos para todo o Estado (Foto: Divulgação)
SUSAF possibilita a comercialização de produtos para todo o Estado (Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (22), o prefeito de Arvorezinha Rogerio Fachinetto reuniu-se com o secretário da Agricultura e a equipe de Inspetoria Municipal para discutir a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o SUSAF, especificamente para as agroindústrias familiares de pequeno porte de produtos de origem animal. Na prática significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município pelo Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, poderá se estender ao estado, desde que o município faça a adesão ao SUSAF.

Pensando em ampliar o mercado para as agroindústrias familiares que possuam o SIM, permitindo a venda para outros municípios do estado legalmente, o município deverá obedecer a critérios que garantam as condições higiênicas sanitárias das agroindústrias estabelecendo critérios de inspeção e fiscalização.

“O SUSAF abre a possibilidade às empresas do ramo, de comercializarem seus produtos em todo o Estado, desde que devidamente enquadradas na legislação exigida”, explica o secretário Angelo Viega.

“Com a implantação desse programa, o poder público irá auxiliar a crescer cada vez mais e dar mais oportunidade de emprego aos nossos trabalhadores e é isto que estamos conseguindo fazer com a implantação do SUSAF no nosso município”, comenta o prefeito.

Texto: Ascom Arvorezinha