Geral Cruzeiro do Sul

Administração Municipal investe em projeto de prevenção às drogas

Desde outubro de 2018 a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul firmou contrato com a empresa DK Consultoria em Dependência Química. O objetivo é desenvolver ações de enfrentamento ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas no Município. O motivo desse movimento é a grande demanda de atendimentos na Rede Municipal relacionada ao consumo de substâncias psicoativas – drogas – e de seus prejuízos.

A empresa, DK Consultoria, de propriedade do consultor em dependência química, Eduardo Kauffmann, com 20 anos de experiência na área, está a frente do projeto, que consiste em três etapas. Primeira: Capacitação da Rede Municipal; Secretária de Saúde; Secretária de Educação; Secretaria de Assistência Social; Conselho Tutelar; e reativação do Conselho Municipal Anti Drogas (COMAD). Segunda: Mobilização e Orientação aos Pais e Familiares; e encontros com os pais e familiares em todas escolas do município. Terceira: Conscientização dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e ncontros em sala de aula e palestras em todas as escolas do município.

Conforme Kauffmann, o referido Projeto de Prevenção já está em pleno desenvolvimento e deve estar concluído nesse primeiro momento até o final do ano letivo. Em novembro 2018 o projeto foi apresentado à Rede Municipal com a presença do prefeito, Lairton Hauschild, um entusiasta do projeto, conjuntamente com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, bem como do secretário de Saúde e Saneamento, Israel Moccelin e dos demais gestores das áreas envolvidas.

Ainda em novembro do ano passado iniciou-se o trabalho de reativação do COMAD, com envio de ofício aos órgãos públicos e da sociedade civil envolvidos neste, para nomeação dos titulares e suplentes de cada cadeira.

Em dezembro foi ministrado o curso de Capacitação em Dependência Química para as pastas da Saúde e Saneamento, Assistência Social e Gestores Municipais. Na sequência será a vez da pasta de Educação, Cultura e Esportes, com o Conselho Tutelar. “O objetivo do curso é instrumentalizar os profissionais das mais variadas áreas da Rede Municipal para sua atuação nos casos que vierem a intervir”, salienta Kauffmann.

O consultor ressalta a importância desse projeto e a necessidade do mesmo, visto que a drogadição tem se tornado o maior problema de saúde pública no planeta. Ele pede a participação de toda comunidade, em especial dos pais e familiares dos alunos das redes municipal e estadual de ensino. “Somente juntos poderemos fazer frente a um problema dessa magnitude. A Administração Municipal está de parabéns por fazer a sua parte”, frisa o consultor, que também atua na Saúde Mental do Município junto ao Posto de Saúde do Centro.

 

 

Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul
Fotos – Divulgação/DK Consultoria