Segurança Westfália

Administração Municipal planeja ações na área da segurança pública

Landmeier e Evanete estiveram reunidos com a Brigada Militar na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril

Administração Municipal esteve reunida com a Brigada Militar na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril

Para zelar pela segurança dos moradores, a Administração Municipal de Westfália intensificou ações e planejou melhorias para o setor. Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril, o Poder Executivo esteve reunido com a Brigada Militar (BM) para alinhar algumas iniciativas que visem oferecer mais segurança à comunidade westfaliana.

No gabinete, o prefeito Otávio Landmeier e a vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave receberam o sargento da Brigada Militar de Westfália, Clairton Matos de Souza, acompanhado do policial Leandro dos Passos. Na ocasião, foram apresentadas ações preventivas que já são realizadas no Município e sugeridas melhorias para a segurança pública, tendo em vista os últimos acontecimentos neste setor.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), por exemplo, ocorre anualmente e recebe apoio da Prefeitura Municipal de Westfália. Ele surge com a missão de ensinar aos estudantes habilidades para a tomada de boas decisões e para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

No entanto, a Administração Municipal tem trabalhado ano após ano em outras demandas da segurança pública. No fim de junho de 2018, uma audiência pública foi convocada para deliberar sobre melhorias na área da segurança. Na oportunidade, definiu-se sobre a adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), um programa do Governo do Estado. A partir de então, deu-se andamento a ações em prol da segurança pública.

Em 2019, melhorias foram executadas no prédio que abriga a Brigada Militar. Além da pintura e lavagem de todo o prédio, em frente à BM também foi instalado um toldo, utilizado para proteger a viatura das intempéries. Aos cofres públicos, a obra representou um investimento de R$ 27.724,57.

Mensalmente, o órgão de segurança ainda recebe auxílio por meio da disponibilização de produtos de limpeza e higiene, além de materiais de expediente e informática. Da mesma forma, a municipalidade custeia telefone, internet e energia elétrica, bem como suas manutenções. Equipamentos em geral também foram adquiridos pela Prefeitura Municipal. Alguns materiais já foram disponibilizados à BM, como móveis. Além disso, ainda há a cedência de um servidor para a Polícia Civil.

O sistema de videomonitoramento, por sua vez, está em fase de implementação e integrará o cercamento eletrônico de todo o Vale do Taquari. “Para seu pleno funcionamento, a rede de fibra óptica precisa estar de acordo, estando hoje em processo de licitação. As câmeras, por sua vez, já foram licitadas pelo Conselho Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa). A próxima etapa será definir se os equipamentos serão comprados ou alugados”, destacam as autoridades.

Depois de instaladas, as câmeras de videomonitoramento (em torno de cinco, de início) contribuirão para reduzir os índices de criminalidade no Município. “Elas ficarão lincadas a um sistema regional, que será instalado em Lajeado, responsável por acompanhar 24 horas as imagens dos municípios”, frisaram Landmeier e Evanete, salientando que este será um dos maiores investimentos em segurança pública do mandato.

Enquanto que o projeto ainda não está finalizado, Administração Municipal e Brigada Militar seguem unindo forças e buscando alternativas para promover mais segurança à comunidade westfaliana. Pedidos de aumento no efetivo e de nova viatura para o Município serão encaminhados em maio, em reunião na cidade de Porto Alegre.

 

Reunião em Porto Alegre

Às 14h30min do dia 10 de maio, sexta-feira, está prevista uma reunião com o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (RS), Ranolfo Vieira Júnior, em Porto Alegre. Para a reunião, a Administração Municipal de Westfália convidou representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), da Brigada Militar e do Poder Executivo de Teutônia. Na ocasião, as autoridades pleitearão por mais efetivo nas ruas de Westfália e região e uma nova viatura para o Município, entre outras demandas importantes na área da segurança pública.

“Sabemos que a Brigada Militar é de responsabilidade do Estado. No entanto, diante da situação em que se encontra o Rio Grande do Sul, estamos fazendo o que está ao nosso alcance para manter este órgão tão importante em nosso Município. Nossa comunidade clama por segurança diante dos últimos acontecimentos. Por isso, estamos engajados em buscar alternativas para melhorar a nossa segurança, e a reunião com o secretário de Segurança Pública é, sem dúvidas, um importante passo”, enaltecem Landmeier e Evanete.

 

TEXTO E FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália