RSS Rural - Agricultura Muçum

Administração Municipal realiza a distribuição de dejetos suínos

dejetos que são aproveitados como fonte de nutrientes em plantações de soja e milho (Foto: Divulgação)
Dejetos são aproveitados como fonte de nutrientes em plantações de soja e milho (Foto: Divulgação)

Umas das atividades agrícolas que destaca-se em Muçum é a suinocultura,  que é responsável pela produção de dejetos que são aproveitados como fonte de nutrientes em plantações de soja e milho. Desta forma, para desempenhar a prática, inúmeros agricultores necessitam assessoramento da Administração Municipal.

A prefeitura possui dois tanques de distribuição de esterco para realização do trabalho, os quais são operados por seus colaboradores. Além disso, sempre que solicitado, as máquinas são emprestadas. Em contrapartida, os agricultores se encarregam apenas pelo abastecimento de óleo.

Neste ano, a atividade iniciou há cerca de um mês e, até hoje, foram distribuídos cerca de 950 mil litros. Na propriedade de Aires Demarchi (67), 32 mil litros serão responsáveis pela adubagem da plantação de milho. Conforme o morador da Linha Brás Charleo, desde que a atual gestão assumiu, a assistência ao setor agrícola melhora gradativamente. “O atendimento da prefeitura evoluiu bastante”, comentou.

Conforme a pasta responsável pelo procedimento, áreas adubadas com dejetos suínos demonstram boa fertilidade do solo e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio, elementos fundamentais para o alcance da boa safra. Na maioria dos casos, os solos atingem fertilidade suficientemente alta, que permite intercalar dois ou mais cultivos de milho.

A Administração Municipal salienta que o setor primário possui uma importância imensurável no progresso do município, e observa que o setor cresce ano após ano. Conforme a mesma, os investimentos e seu consequente fortalecimento, não encontrarão interrupção.

Texto: Ascom Muçum