RSS Rural - Agricultura Westfália

Administração Municipal repassa auxílio ao STR

Cord (c) recebeu o cheque do subsídio na manhã desta terça-feira, dia 25 de abril (Foto: Paloma Driemeyer Valandro)
Cord (c) recebeu o cheque do subsídio na manhã desta terça-feira, dia 25 de abril (Foto: Paloma Driemeyer Valandro)

O setor primário, através da produção de leite, frangos e suínos, segue sendo a base da economia de Westfália. Além dos tradicionais auxílios oferecidos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Governo do Estado promove, anualmente, o Programa Troca-Troca Safra e Safrinha como forma de incentivo à produção.

Na última semana, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, acompanhado da vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave e das servidoras municipais Helena Bagio e Ângela Grave, repassou ao vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia, com extensão de base para Westfália, Ademir Cord, o cheque no valor de R$ 39.060, que beneficiará os agricultores participantes do programa estadual em 2016. A iniciativa é do STR, em convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e com o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).

No Programa Troca-Troca Safra e Safrinha, foram repassadas 710 sacas de semente de milho híbrido SAFRA, beneficiando 295 agricultores, e 65 sacas de semente de milho SAFRINHA, beneficiando 39 agricultores. Dessa forma, foram entregues através do programa estadual um total de 775 sacas de sementes de milho.

Cada agricultor participante do Programa Troca-Troca Safra e Safrinha receberá um subsídio de R$ 50,40 por saca de semente de milho, sendo que este valor representa 50% da saca de 20kg.

Parceria entre Administração Municipal e STR
A parceria entre a Administração Municipal e o STR de Teutônia, com extensão de base para Westfália, garante mais benefícios e oportunidades aos produtores rurais. “Nós, do STR, precisamos agradecer muito por todo o apoio que Westfália tem prestado à entidade e aos nossos agricultores, que se dedicam e investem na produção primária, dando uma rápida resposta na economia do Município”, salientou o vice-presidente do STR, Ademir Cord.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, frisou a importância do papel do STR diante da comunidade westfaliana. “O STR está de parabéns por mais esta iniciativa, possibilitando que nossos produtores tenham, mais uma vez, acesso ao Programa Troca-Troca Safra e Safrinha. Além disso, precisamos parabenizar nossos agricultores pelo belíssimo trabalho que estão fazendo nas propriedades, tornando Westfália um município de referência em agricultura em nível de região e Estado”, ponderou Ahlert, feliz em poder auxiliar o STR e os produtores com mais este subsídio.

A vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, também elogiou o empenho e dedicação dos produtores rurais westfalianos. “Nossos agricultores investem muito nas suas propriedades. E trabalham para alcançarem seus maiores objetivos. Precisamos agradecer por representarem tão bem nossa produção primária”, pontuou.

Texto: Ascom Westfália