Educação RSS Fazenda Vilanova

AES Sul desenvolve projeto sustentável com alunos de Fazenda Vilanova

Crianças aprenderam com contação de história (Foto: Divulgação)
Crianças aprenderam com contação de história (Foto: Divulgação)

O ginásio de esportes de Fazenda Vilanova recebeu no dia 28,  o 3º ciclo do projeto AES Sul na Comunidade: Educar para Transformar. Mais de 300 pessoas foram mobilizadas com a programação, entre estudantes da rede pública e professores. A sustentabilidade foi o tema do encontro. A proposta pedagógica do projeto buscou sensibilizar os estudantes para uma nova postura e envolveu a conscientização a respeito do meio ambiente e o consumo sustentável de energia. O projeto levou ações educativas de forma descontraída para os alunos aprenderam brincando.

Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram envolvidos por meio de oficinas, círculo de contação de histórias e jogos colaborativos com base nos eixos temáticos energia, segurança, resíduo, água e mobilidade. “Esta é uma atividade indispensável e que bom que ela é promovida por uma empresa privada que beneficia o poder público mostrando para os alunos a importância de ter a consciência do consumo de forma racional para que a gente sempre possa usufruir com qualidade da energia, podendo também ser muito bem utilizada no futuro pelos nossos netos”, salienta a secretária de Educação, Débora Dornelles da Silva. Ela acredita que as crianças aprendem muito melhor com atividades práticas.

A professora do 4º ano, Cátia Muhl diz que o projeto é trabalhado de forma lúdica e com muita imaginação. “Acho importante esse tipo de iniciativa, é uma maneira diferente de ensinar. O tema é trabalhado aqui em sala de aula, mas quando tem alguém diferente com um modo diverso de passar a mensagem, isso cativa melhor as crianças.”

Produtora do projeto, Paula Boscato diz que o terceiro ciclo vem com nova abordagem, distinta do 1º e 2º ciclos. “Este é um projeto mais poético que trata dos cuidados com a água e a segurança do uso de energia elétrica. Os nossos encantadores, por meio da contação de história, abordam esses temas com as crianças, depois é apresentada uma peça de teatro.” Ela acredita que a iniciativa promove a conscientização dos pequenos, o que é fundamental para que eles cresçam cientes da importância do ambiente. “Crianças são agentes transformadores, chegam em casa e vão apagar a luz e pedir para os pais se tornarem pessoas mais conscientes.”

No ano passado, Fazenda Vilanova foi contemplada com a segunda etapa do projeto. A AES Sul montou um ambiente sustentável com territórios e em cada um deles, crianças trabalharam temas diferentes. Aprenderam por exemplo, como se gera energia em uma subestação pedalando uma bicicleta. Os professores receberam material didático para trabalharem os assuntos em sala de aula. “Os alunos se mostraram interessados e motivados em participar. Afinal, é uma ação diferenciada e o grupo da AES Sul vem muito bem organizado para poder aplicar as atividades com os alunos.”

No dia 4 de outubro, a AES Sul também promove o Seminário Regional para educadores, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Os profissionais podem se inscrever até o dia 22. A previsão é que até setembro de 2017 sejam desenvolvidas 300 ações educativas gratuitas em todos os 118 municípios da área de concessão da companhia.

Texto: Ascom Fazenda Vilanova