Educação RSS Fazenda Vilanova

AES Sul envolverá alunos de Fazenda Vilanova em projeto sustentável

AES Sul na Comunidade: sustentabilidade no foco (Foto: Divulgação)
AES Sul na Comunidade: sustentabilidade no foco (Foto: Divulgação)

O ginásio de esportes de Fazenda Vilanova receberá, no dia 28 de setembro, o 3º ciclo do projeto AES Sul na Comunidade: Educar para Transformar. Mais de 300 pessoas devem participar da programação, entre estudantes da rede pública e professores.

A sustentabilidade será o tema do encontro. A proposta pedagógica do projeto busca sensibilizar para uma nova postura e envolverá a conscientização a respeito do meio ambiente e o consumo sustentável de energia. O projeto busca levar ações educativas de forma descontraída para que os alunos possam aprender brincando. Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental serão envolvidos por meio de oficinas, círculo de contação de histórias e jogos colaborativos com base nos eixos temáticos energia, segurança, resíduo, água e mobilidade.

“Esta é uma atividade indispensável e que bom que ela é promovida por uma empresa privada que beneficia o poder público mostrando para os alunos a importância de ter a consciência do consumo de forma racional para que a gente sempre possa usufruir com qualidade da energia, podendo também ser muito bem utilizada no futuro pelos nossos netos”, salienta a secretária de Educação, Débora Dornelles da Silva. Ela acredita que as crianças aprendem muito melhor com atividades lúdicas e práticas.

No ano passado, Fazenda Vilanova foi contemplada com a segunda etapa do projeto. A AES Sul montou um ambiente sustentável com territórios e em cada um deles, crianças trabalharam temas diferentes. Aprenderam por exemplo, como se gera energia em uma subestação pedalando uma bicicleta. Os professores receberam material didático para trabalharem os assuntos em sala de aula. “Os alunos se mostraram interessados e motivados em participar. Afinal, é uma ação diferenciada e o grupo da AES Sul vem muito bem organizado para poder aplicar as atividades com os alunos.”

No dia 4 de outubro, a AES Sul também promove o Seminário Regional para educadores, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Os profissionais podem se inscrever até o dia 22. A previsão é que até setembro de 2017 sejam desenvolvidas 300 ações educativas gratuitas em todos os 118 municípios da área de concessão da companhia.

Texto: Ascom Fazenda Vilanova