Educação RSS Lajeado

AES Sul realiza seminário sobre sustentabilidade para professores da região

otos: Divulgação / AES Sul na Comunidade
Atividade é destinada à professores de 21 municípios do Vale do Taquari (Fotos: Divulgação / AES Sul na Comunidade)

Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão, a AES Sul, através do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realiza na próxima terça-feira (4), em Lajeado, Seminário Regional destinado a professores de 21 municípios do Vale do Taquari. As atividades acontecem a partir das 8h, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Rua Bento Gonçalves, 291.

O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, aposta na educação, por meio da abordagem multidisciplinar dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia. Lançado no último dia 12, em Lajeado, o terceiro ciclo do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar apresenta uma nova estrutura e novas atividades que irão percorrer os 118 municípios da área de abrangência da AES Sul, promovendo 300 ações educativas gratuitas até setembro de 2017.

Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores e têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis”. Contemplam em sua programação oficinas, workshops, apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e uma mesa redonda cujos palestrantes têm em seu repertório a experimentação nas áreas de educação e meio ambiente. São eles o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, e o Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento. Na ocasião, também será apresentado o case local “Sustentabilidade e vida saudável”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Bento, que, desde 2014, desenvolve atividades como horta escolar, composteira, reciclagem e paisagismo.

Os educadores de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Relvado, Roca Sales, Tabaí, Travesseiro, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa receberão o material didático do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.

Além do Seminário Regional, o AES Sul na Comunidade já está percorrendo os municípios com atividades destinadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Apresentadas de forma lúdica, integram as ações um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral, além de brincadeiras e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Após o Seminário, o município de Encantado sedia o projeto nos dias 5 e 6, e Doutor Ricardo no dia 7.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhada à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, a iniciativa contou com a participação de mais de 504 mil pessoas em seus dois primeiros ciclos, realizados nos períodos de 2012 e 2014/2015, em 79 cidades.

Serviço:

O quê: Seminário Regional AES Sul na Comunidade
Quando: terça-feira, 4 de outubro
Horário: a partir das 8h
Onde: Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Rua Bento Gonçalves, 291

Programação:
8h: Credenciamento
8h:30min: Solenidade de abertura / Apresentação do projeto e proposta pedagógica
9h10min: Mesa redonda com três palestrantes e apresentação de um case do município
11h30min: Apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas”
13h30min: Oficinas Multidisciplinares:
– A imaginação como recurso educacional para a ressignificação do consumo
– Educação para transição em cidades resilientes
– Percebendo os fluxos energéticos na natureza
– Poética de encontros e revelações
– A escolha de percursos em caminhos existentes
– A música na sala de aula: uma abordagem sobre o essencial
17:00 Encerramento

Sobre a AES Sul
Distribui energia elétrica para cerca de 4 milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado, incluindo regiões urbanas e rurais. Para fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas e para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, possui uma força de trabalho que se dedica diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido. Está atenta às necessidades de seus clientes e demais públicos de relacionamento e tem consciência da importância do foco na sustentabilidade.

Sobre o Programa de Eficiência Energética
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.

Texto: Ascom AES Sul