Artigos - Educação

Afie o seu machado – por Eder Baierle

Eder Marinho Baierle (Foto: Divulgação)

A metáfora do lenhador que afia o seu machado e consegue produzir muito mais se comparado aos demais lenhadores que não fazem o mesmo, serve para todo o mundo, todas as pessoas, todas as profissões em todas as situações, inclusive para o mundo financeiro e as suas finanças pessoais.

Não esqueça de afiar o seu machado, mas você sabe intrinsecamente o que deve ser feito para afiar o seu machado?

Pensando nisso quero trazer dados de uma matéria que li no site “notícias agrícolas” publicada no dia 06/08/2018, cujo o título é:

“Safra de grãos deve alcançar 300 milhões de toneladas em dez anos”.

Este número representa um aumento na produtividade em torno de 69 milhões de toneladas a mais por ano, um incremento de 30% da atual safra 2018/2019. Se você gosta de economia e acompanha os dados econômicos deve ter visto que o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê um crescimento no PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) na casa de 2,5% ao ano.

Agora imagine que nos próximos 30 anos o Brasil consiga crescer como cresceu no século passado, quando por quase cinquenta anos cresceu a uma média de 5% ao ano (isso aconteceu em meados de 1930 a 1980). Sei… sei…são outros tempos, outra realidade, outra dinâmica, porém sei também que na comparação com as maiores economias do mundo o Brasil é um dos países que mais precisa de infraestrutura.

Veja bem, se o Brasil precisa de mais investimentos que os demais países, isso quer dizer que tem também mais oportunidades, e para que esses investimentos sejam realmente realizados a gente só precisa afiar o machado.

Nunca saberemos de forma antecipada como será o futuro, mas caso ele venha no sentido positivo você também precisará afiar o seu machado, assim você verá sua renda aumentar também acompanhando a melhora do sistema que deverá vir pelas próximas décadas.

Esteja preparado e com o machado bem afiado, atente-se ao conhecimento, trabalhe arduamente, organize-se para que suas finanças pessoais estejam saudáveis, faça seu planejamento de curto, médio e longo prazo e aproveite o bonde! Ele irá passar novamente, mas só embarcará no ciclo de crescimento econômico, geração de renda e construção de patrimônio quem estiver com condições pessoais e profissionais bem afiadas.

Para mais informações, contate pelo telefone (51) 999.220.118 ou através do e-mail eder@experato.com.br.