Saúde RS RSS Bom Retiro do Sul

Agentes de saúde e endemias realizam nova ação de combate ao mosquito da dengue

Na ação, 249 imóveis foram visitados em sete bairros (Foto: Divulgação)

Mensalmente, agentes da Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul realizam ações para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue. A cada dois meses realiza-se o LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), visitas a residências são feitas em todos os bairros, por amostragem, para coletar larvas para avaliar o nível de infestação pelo Aedes aegypti no município.

Nos últimos dias, as ACSs (Agentes Comunitárias de Saúde), que atuam na ESF 1 e ESF2, juntamente o ACE (Agentes Comunitários de Endemias), realizaram mais uma ação preventiva em busca de possíveis focos do mosquito e coletando amostras para identificação de possíveis larvas.

Na ação, 249 imóveis foram visitados nos bairros Imigrante, Centro, Laranjeiras, São João, Getúlio Vargas, Alto da Bronze e San Diego. Foram vistoriados recipientes diversos e materiais que possam acumular água, principais pontos de proliferação do mosquito.

A secretaria da saúde agradece a receptividade da população em permitir que os agentes façam as vistorias nos pátios das residências e convida a todos para que contribuam na prevenção, evitando deixar objetos com água cumulada, mantendo assim Bom Retiro do Sul um local livre de focos do mosquito da dengue.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul