Saúde RSS Estrela

Agentes de Saúde participam de encontros de capacitação

Encontros qualificam profissionais para atuarem na comunidade (Foto: Jéssica Taís Scheeren)
Encontros qualificam profissionais para atuarem na comunidade (Foto: Jéssica Taís Scheeren)

Na última semana, a Secretaria Municipal da Saúde de Estrela realizou uma capacitação para os agentes comunitários de saúde, a fim de qualificar o atendimento à população. Na oportunidade foram realizados sete encontros, com profissionais da secretaria,  sobre estrutura, atribuições, visitas domiciliares, promoção da saúde, vulnerabilidades, entre outros temas importantes para o bom desempenho de suas funções.

Conforme a enfermeira Leandra Maria Baldissarelli a capacitação envolveu 16 agentes. “Entendemos que a educação continuada contribui para o aprimoramento desses profissionais e facilita o desenvolvimento de suas práticas junto à comunidade e às famílias”, diz.

Durante a capacitação os profissionais receberam informações sobre a história da saúde pública no Brasil, conceito e diretrizes do SUS, Conselho Municipal de Saúde e Conferência Municipal de Saúde, além de esclarecimentos sobre o Programa Estratégia Saúde da Família, como o conceito, estrutura, equipe, atribuições, visitas domiciliares e outros.
Políticas públicas – a saúde da mulher, da criança, do homem, do idoso e indígena – e vulnerabilidades também fizeram parte dos temas abordados, assim como o funcionamento do sistema de saúde de Estrela, regulação e rede de atenção à saúde, dengue e vigilância em saúde do trabalhador, notificações (violência e acidentes do trabalho) e grupos de educação em saúde, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas.

A enfermeira também salienta que a capacitação não se encerra com as atividades realizadas na última semana. Segundo ela, os agentes continuarão sendo capacitados pelos profissionais das equipes de saúde das quais fazem parte. “Muitos outros temas, como saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose e outros, deverão ser trabalhados”, frisa.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela