RSS Rural Destaques Ilópolis

Agricultores da parte alta do Vale do Taquari participam de Curso de Apicultura

Temas como biologia e importância das abelhas, equipamentos, alimentação e manejo dos apiários foram abordados (Foto: Divulgação)

Agricultores dos municípios de Putinga, Arvorezinha e Ilópolis participaram, na sexta-feira (23), do primeiro módulo de um Curso de Apicultura. Organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a secretaria de Agricultura de Ilópolis, a atividade foi realizada na sala da Secretaria de Educação, na parte da manhã, e na propriedade do produtor Ronaldo Tomasini, na parte da tarde, onde foram desenvolvidas as atividades práticas.

Temas como biologia e importância das abelhas, equipamentos, alimentação e manejo dos apiários foram abordados por técnicos da Emater/RS-Ascar. O extensionista da Emater/RS-Ascar Fabiano Zenere destaca que a demanda pela qualificação do manejo de colmeias partiu dos próprios agricultores, que viram na atividade uma alternativa a mais de renda, com baixo investimento. “Além disto, na região temos clima favorável e uma flora apícola diversificada e conservada que possibilita uma boa produção de mel”, destaca Zenere.

Os próximos módulos da capacitação ocorrem nos dias 09 e 16 de março em locais a serem definidos. Nestas etapas deverão ser discutidos temas como divisão de colmeias, troca de rainhas, identificação de plantas apícolas, cuidados na colheita e processamento do mel, entre outros. A atividade contou com a participação do assistente técnico regional da área de Apicultura e Meliponicultura da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad. Mais informações sobre a qualificação podem ser obtidas no escritório municipal de Emater/RS-Ascar de Ilópolis ou pelo telefone (51) 3774-1298.

Texto: Ascom Emater