Venâncio Aires RS RSS Rural - Agricultura

Agricultura recebe inscrições para inseminação de gado leiteiro

A contratação de empresa para avaliação do rebanho leiteiro bem como a compra das doses de sêmen é de responsabilidade do produtor rural (Foto: Reprodução/Google)

A Secretaria de Agricultura atua fortemente no melhoramento genético do rebanho leiteiro da Capital do Chimarrão e por isso iniciou ontem, 7, o período de inscrições do Programa Agropecuário de Inseminação Artificial, conforme a Lei Municipal nº 6075/2018. São beneficiários do programa os produtores rurais que possuam sua propriedade dentro do limite geográfico do Município que tenham talão de produtor com movimentação anual e estejam em dia com a fazenda municipal.

De acordo com a Secretaria, o programa se constitui de subsídio na compra de doses de sêmen de touros provados para o melhoramento genético do rebanho leiteiro limitado a uma inseminação por animal em idade reprodutiva até 20 doses por propriedade.

Importante ressaltar que a contratação de empresa para avaliação do rebanho leiteiro bem como a compra das doses de sêmen é de responsabilidade do produtor rural, e após realizado o trabalho de avaliação na propriedade por parte da empresa contratada, esta será avaliada pela comissão avaliadora formada pela Secretaria de Agricultura, Emater e inspetoria Veterinária Municipal, para posterior aprovação, ou não, da inseminação.

Para a inscrição, os produtores interessados deverão apresentar os seguintes documentos:

-inventário de rebanho fornecido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica – IVZ;
-bloco de produtor com nota de venda de leite no ano corrente;
-laudo de avaliação genética das fêmeas em idade reprodutiva, com indicação dos touros provados para o acasalamento;
-atestados de exames de tuberculose e brucelose de todo rebanho bovino da propriedade, realizado em período inferior a 12 (doze) meses.
Certidão Negativa Municipal;
-As inscrições acontecem até dia 17 de agosto de outras informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Agricultura, localizada na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Sete de Setembro, ou ainda pelo telefone (51)3983-1031.

Texto: Ascom Venâncio Aires