RSS Roca Sales Rural Destaques

Agroindústrias familiares oferecem uma variedade de delícias gastronômicas na 7ª Exporoca e 10ª Fecarpa

Produtos das agroindústrias sempre são muito procurados no evento (Foto: Divulgação)

Uma das atrações da 7º Exporoca e 10º Fecarpa é a Feira da Agricultura Familiar. O evento, que ocorre de 9 a 11 de março, no Centro Social Urbano de Roca Sales, terá a participação da MZ Alimentos de Encantado; Agroindústria Mezacasa de Nova Bréscia; Agroindústria Sabor da Fruta de Vespasiano Corrêa; Agroindústria Tia Isaura de Roca Sales; MM Embutidos de Colinas; Casa do Sabor de Paraí; Coopefat de Arvorezinha; Agroindústria Nostro Lavoro de Dois Lajeados; Franz Alimentos de Santa Clara do Sul; Sabores da Vovó de Colinas; Agroindústria Relvadense de Relvado; Agroindústria Dora de Encantado; Agroindústria Ouro Branco de Encantado e ACEDI Alimentos de Santa Clara do Sul.

Nos três dias de feira, os visitantes poderão encontrar uma deliciosa variedade de doces de frutas (chimias), compotas, conservas, molhos, linguiça suína e mista, carne defumada, frutas desidratadas, doce diet, morango com chocolate, massa, capeleti, biscoito, cuca, pão, grostoli, sucos, geleias, farinha de milho crioulo, canjica de milho crioulo, chips de aipim e batata-doce, salgadinhos a base de aipim e batata-doce (natural e sabores diversos), produtos sem glúten, pão de milho, biscoitos, copa colonial, torresmo colonial, queijo colonial, melado, açúcar mascavo e rapadura.

Além de apresentar os seus produtos, as agroindústrias familiares fomentam a geração de renda das famílias e divulgam o que é produzido na região. “A participação das agroindústrias em feiras locais constitui uma importante vitrine para a comercialização dos produtos e para a divulgação do trabalho. A interação produtor/consumidor final permite a troca de informações que vão desde a produção da matéria-prima até o produto final, o que seria impossível em outros canais de comercialização”, explica a gestora do Arranjo Produtivo Local Vale do Taquari (APL VT), Vanessa Daltoé.

Uma das participantes será a agroindústria Tia Isaura. Conforme a filha dos proprietários, Francele Agostini, serão comercializados massas, pães, capeletis, cucas, grostolis e biscoitos. “Nós trabalhamos há 14 anos nesta área, mas somente há quatro, começamos a buscar mais mercado, divulgar o produto e crescer. Na ExpoRoca queremos aproveitar para divulgar o produto para outros municípios”, comenta Francele.

O acesso ao espaço da Agricultura Familiar é gratuito. Os estandes são custeados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, portanto as agroindústrias participantes não pagam pelo espaço. A entrada no evento é gratuita. A 7ª Exporoca e 10ª Fecarpa têm a realização da Administração Municipal e CIC Roca Sales. A organização é da Lume Eventos e o patrocínio de Lojas Benoit, Ervateira Rei Verde, Sicredi, Banrisul, BRDE, Corsan e apoio da Fecundo, Transportes Koste, Pretto Veículos, Qualipel e Supra Insumos.

Texto: Ascom evento