RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Agroindústrias familiares têm inscrições abertas para Expodireto e Expoagro

SDR informa que o prazo estará aberto até 2 de dezembro (Foto: Reprodução)
SDR informa que o prazo estará aberto até 2 de dezembro (Foto: Reprodução)

As agroindústrias familiares interessadas em expor e comercializar seus produtos na Expodireto e na Expoagro Afubra já podem fazer suas inscrições nos sindicatos dos trabalhadores rurais de seus municípios. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) informa que o prazo estará aberto até 2 de dezembro. Os empreendedores interessados passarão por processo seletivo seguindo critérios definidos em regulamento pelas comissões organizadoras, compostas por SDR, Emater, proponentes das feiras e entidades representativas dos agricultores.

“Será dada prioridade às inscrições de empreendedores que buscam a primeira participação na feira e que sejam oriundos do município e da região dos eventos, desde que apresentem capacidade de abastecimento durante todo o evento”, informa o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria, Dionatan Tavares.

A exemplo de outros anos, o governo do Estado vai custear os espaços de exposição nas duas feiras. “A SDR busca continuamente aperfeiçoar e ampliar as oportunidades para o empreendedorismo rural, oferecendo apoio às agroindústrias para a legalização tributária, sanitária e ambiental e a inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar”, enfatiza o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. “Assim, as famílias agregam renda às suas propriedades, estimulam a permanência dos jovens no campo e dinamizam o desenvolvimento local”.

A Expodireto Cotrijal ocorre de 6 a 17 de março do próximo ano, em Não-Me-Toque. Em 2016, os 220 empreendedores rurais comercializaram R$ 956 mil em produtos de agroindústrias, artesanato e flores. Já a Expoagro Afubra será de 21 a 23 de março de 2017, na localidade de Rincão del Rey, em Rio Pardo. No ano passado, foram 150 estandes de agroindústrias, artesanato, plantas e flores, com vendas de R$ 501 mil.

Texto: Ascom RS