Roca Sales Rural - Agricultura

Ajardinamento é tema de Curso em Roca Sales

Com o objetivo de trabalhar a qualificação do entorno das propriedades rurais, a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura de Roca Sales e a comunidade de São Roque realizaram na última quinta-feira (26/09), no salão comunitário de Linha Brasil, um Curso de Ajardinamento. Na ocasião houve palestra com a extensionista Social do Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam) Claudete Klein que apresentou alternativas para o embelezamento de arredores, com ênfase em tipos de jardins e de plantas, podas de arbustos, adubação adequada, incidência de luz solar e de umidade e composição de um canteiro.

Na parte da tarde houve atividades práticas orientadas pela Emater/RS-Ascar, com o objetivo de “repaginar” os arredores do Centro Comunitário local. Para a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Leandra Bagatini, ter um belo jardim não valoriza apenas a propriedade, trazendo consequências diretas para o bem estar físico, mental e emocional daqueles que vivem no local. “A intenção é que este curso desperte o espírito criativo dos envolvidos, podendo ser replicados nas propriedades com os moradores criando uma conexão entre si com o intuito de compartilhar mudas de flores e de plantas”, explica.

Apoiada pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), o evento contou com a participação de mais de trinta pessoas, estando entre elas integrantes dos clubes de mães, moradores de Linha Brasil e público assistido pelos planos socioassistenciais e também pelo Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald