Cultura Estrela

Alegria e diversão marcam festas juninas do Caps e Vida Saudável

Danças e muita alegria marcaram a festa de São joão

Eventos foram realizados na tarde desta segunda-feira, Dia de São João

Um dos mais tradicionais eventos do país foi comemorado com muita dança, brincadeiras e alegria pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela, seus familiares e equipe técnica, e pelos participantes do programa Vida Saudável, na tarde desta segunda-feira (24.06). O Dia de São João proporcionou momentos em que todos puderam confraternizar e brincar ao som de músicas típicas das festas juninas.

Bandeiras coloridas enfeitaram a sede do Caps. A tarde contou com apresentação do coral e teve como ponto alto, também tradicional durante os festejos, o casamento caipira. Não faltaram os comes e bebes, como pipoca, pinhão e cachorro quente.

Conforme a assistente social Lori Maria Braun, uma das organizadoras da festa, eventos como este são importantes na medida em que promovem a socialização dos usuários, oportunizando mais integração entre eles, familiares e equipe. “Há muita coisa boa a fazer”, diz Lori, ressaltando os momentos de alegria e descontração vivenciados por todos durante a tarde de comemoração.

Vida Saudável

O ginásio da Paróquia São Cristóvão, no Bairro Boa União, também foi palco de festa de São João, voltada aos participantes do programa Vida Saudável, da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), que proporciona atividades de lazer a pessoas com mais de 45 anos. Integrantes dos nove núcleos do programa se divertiram com a dança das vassouras, quadrilhas e outras atividades da festa, que teve como convidada pessoal a “Sofrida”, conhecida personagem de alguns dos mais populares eventos da Smel. Crianças e familiares dos envolvidos também marcaram presença.

Os núcleos organizaram a venda de produtos típicos da data, como quentão, pastéis e outras guloseimas. Nair (65) e Ilário Fell (65) estão há mais de dez anos no Vida Saudável, no núcleo de Linha Wink, um dos três que funcionam no interior. O casal fez questão de ir vestido à caráter. “Faz parte. Valoriza a festa, e a gente sempre se diverte muito”, diz dona Nair. “A integração que o Vida Saudável proporciona é muito boa”, completa Ilário. A disponibilidade de vagas e mais informações do programa podem ser obtidas na sede da Smel e nos próprios núcleos nos dias de aula e consultadas pelo telefone 3981-1067.

 

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider e Rodrigo Angeli