Artigos - Desenvolvimento Rural

Alimentos Funcionais – por Thaís Benincá

Você sabe o que são alimentos funcionais e porque eles são importantes para a saúde? Não, então confira no artigo de hoje.

Thaís Benincá (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a ANVISA, alimentos funcionais se caracterizam por oferecerem vários benefícios à saúde do homem, além de possuir grande valor nutritivo ele pode desempenhar um papel potencialmente benéfico na prevenção de doenças, sendo grandes aliados no controle da hipertensão e diabetes.

Os alimentos funcionais auxiliam na diminuição de problemas de saúde como por exemplo: constipação intestinal, além de possuir outro benefício de redução de gastos com remédios.

Esses alimentos devem ser consumidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, por possuírem muitas propriedades que reduzem o aparecimento de doenças como por exemplo: câncer e diabetes.

Abaixo, cito alguns exemplos de alimentos funcionais que podem ser consumidos no dia a dia com praticidade e que são facilmente encontrados:

Aveia: rica em nutrientes e fibras solúveis que contribuem para a melhoria do trato intestinal. As fibras auxiliam na redução dos níveis de colesterol e na eliminação excessiva de gordura ingerida na refeição.

Iogurte, Kefir: alimentos probióticos, ou seja, alimentos que contem na sua composição bactérias benéficas que regulam o intestino evitando a prisão de ventre.

Nozes, sementes de chia e sardinha: alimentos ricos em Ômega 3, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e também combatem inflamações.

Goiaba, melancia, tomate: frutas de cor vermelha com grande quantidade de licopeno presente, antioxidante que auxilia na redução do colesterol e na prevenção do câncer de próstata.

Hortaliças: possuem muitas fibras, contribuindo para a melhoria do trato intestinal.

Alho: atua na diminuição de gorduras, redução dos níveis de açúcar e pressão arterial.

Vinho tinto e uva roxa: possuem catequinas que ajudam a prevenir vários tipos de câncer e também fortalecem o sistema imunológico.

E então, viram como existem vários alimentos saborosos e funcionais que podem ser incluídos na sua dieta diária? Cuide da sua saúde, alimente-se bem!

Você pode optar por adquirir alguns dos alimentos acima, como por exemplo: frutas e hortaliças nas feiras de produtores do seu município. Nas feiras são comercializados produtos que são produzidos por produtores locais de característica familiar, contribuindo assim para o fortalecimento da cadeia.

Fontes:
O que são alimentos funcionais e para que servem, 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/alimentos-funcionais/ Acessado em: fevereiro de 2019.
Alimentos funcionais na prevenção e controle da hipertensão e diabetes. Aditivos e ingredientes. Disponível em: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030987542001459276940.pdf. Acessado em: fevereiro de 2019.

 

Obrigada!

Thaís Benincá – Cientista de Alimentos. Auxiliar Técnica do APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari.