Educação RSS Destaques Lajeado

Alivat anuncia lançamento de Concurso Literário

Vencedores do Concurso terão seus textos publicados em livro (Foto Deolí Gräff)
Vencedores do Concurso terão seus textos publicados em livro (Foto Deolí Gräff)

Nesta terça-feira, às 19h30min, no auditório do Pórtico do Parque Histórico, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai realizar a solenidade de lançamento do 6º Concurso Literário – Novos Talentos: Escritos/Escritores.

A competição é realizada a cada dois anos desde 2007, sempre com a parceria da Prefeitura de Lajeado.  “A intenção é apoiar novos escritores e incentivar a leitura”, afirmou o presidente da Alivat Deolí Gräff. A organização do concurso está a cargo da comissão integrada pelos escritores: Ana Cecília Togni, Nara Knaak, João Paulo da Fontoura e Adriano Spezzia.

Poderão participar autores de Contos, Crônicas, Crônicas Históricas, Poesias e Literatura infanto-juvenil. Este ano tem uma novidade, as crianças entre 6 e 13 anos de idade também poderão participar contando histórias. “O tamanho do texto de cada modalidade e outras informações sobre o concurso podem ser conferido no Regulamento, que está disponível no Facebook da Alivat e pode ser solicitado através do e-mail concursoliterarioalivat6@itrs.com.br  Para este mesmo e-mail devem ser encaminhadas as inscrições. O período de habilitação inicia com o lançamento e vai até o dia 28 de julho. Somente serão aceitos os textos enviados por meio eletrônico.

A comissão julgadora irá observar como critérios a clareza na exposição do assunto, originalidade do texto e caráter literário para escolher os quatro melhores trabalhos de cada categoria, e também poderá conferir Menção Honrosa a outros textos com reconhecida qualidade.

Poderão  participar pessoas residentes no Vale do Taquari ou que tenham nascido aqui e estejam morando em outra região do Estado ou país. Os textos devem ser inéditos de pessoas que ainda não publicaram livro. O prêmio para os ganhadores em cada categoria será a publicação do trabalho em livro.

Gräff enfatiza que “o concurso quer ser o ’empurrãozinho’ para as pessoas criarem coragem de mostrar o seu dom literário”. Ele observa que “o concurso é uma forma de encorajar as pessoas a escreverem ou retirar na gaveta ou do arquivo textos escritos há mais tempo e tornar público”.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Alivat