Cultura Vale do Taquari RS RSS Destaques

Alivat comemora aniversário nesta quinta-feira

Alivat conta com 39 escritores Acadêmicos (Foto: Lidiane Mallmann/Divulgação)

Fundada em 04/10/2005, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai comemorar aniversário de fundação nesta quinta-feira dia 04 de outubro. Para comemorar a data será realizado o 46º Colóquio Literário com diversas atrações. O local será o Restaurante Vênetto, situado na Rua Bahia, 134, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado, em frente a Apae.

Neste evento será feito um resgate histórico da Academia para lembrar a trajetória da entidade. Outro ato marcante será a homenagem póstuma ao Acadêmico Ruben Alves Vieira, falecido em 28 de agosto. Conforme determina o Estatuto este ato deve ser realizado em até 90 dias após o falecimento para que seja declarada vaga a Cadeira.
Ruben Alves Vieira foi empossado na Alivat dia 25 de julho na Cadeira número 29 e ficou apenas 33 dias na Academia. “Ele faz por merecer esta homenagem. Nestes poucos dias em que esteve na Academia deixou marcas positivas e viveu intensamente cada dia como Acadêmico”, afirmou o presidente da Alivat, Deolí Gräff. Sobre o aniversário, ele destacou que mesmo com pouco tempo de existência, a Alivat tem muita história e intensa participação na literatura do Vale do Taquari. “Nós estamos marcando de forma positiva a nossa presença e a inserção no meio literário regional”, afirmou Gräff.

O Colóquio comemorativo ao aniversário é aberto para todas as pessoas interessadas. O valor da janta (por adesão) ficará em torno de R$ 20 por pessoa (sem bebida). As confirmações devem ser feitas pelo whats 99995-5137.

Sarau Literário

No próximo sábado, dia 06/10/, às 9h, a Alivat vai promover Sarau Literário dentro da programação oficial da Feira do Livro de Estrela. O local será a Soges. A coordenação será do vice-presidente Ney Arruda Filho e equipe. O tema será sobre o “Poder das Palavras”. O evento contará com a participação especial do cantor Lucas Brolese.

Texto: Ascom Alivat