Artigos - Educação

Aluna investe no ingrediente erva-mate para inovar e buscar destaque no mercado

Erva-mate foi o ingrediente usado para criar novo produto (Foto: Arquivo pessoal)
Erva-mate foi o ingrediente usado para criar novo produto (Fotos: Arquivo pessoal)

Criar um novo produto para se destacar no mercado. Foi com esse objetivo que Alana Paini, estudante do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional, optou pelo tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Potencial dos nutrientes da erva mate como forma de inovar o mix e impulsionar a presença da pizza no mercado”.
Alana é proprietária da Piatto Bello, empresa que atua na fabricação de pizzas, massas caseiras e pães de queijo, no município de Encantado. Ao perceber que a erva-mate já estava sendo utilizada na produção de outros alimentos, a empresária decidiu utilizá-lo para produzir sua massa de pizza e, consequentemente, fornecer mais opções ao consumidor. “Iniciei fazendo um levantamento de dados para saber se seria rentável e positivo para empresa investir nesse produto”, explica.
Durante o processo, Alana conta que encontrou algumas dificuldades entre elas inserir algo novo junto à produção já existente na empresa. “Foi necessário um esforço maior para colocar em prática, pois demanda tempo achar o preparo certo e realizar os testes para que seja bem aceito e, em paralelo, a produção não pode parar de funcionar. A escolha da embalagem do rótulo do marketing também foi um obstáculo”, relata.
A novidade foi lançada no mês passado, na Turismate, em Ilópolis. No momento está sendo feita em forma de amostragem, em eventos voltados a erva-mate e, principalmente, com os clientes da empresa.

Alana é proprietária da empresa Piato Bello e lançou a novidade na Turismate, em novembro
Alana é proprietária da empresa Piatto Bello e lançou a novidade na Turismate, em novembro

Para ela, realizar o trabalho foi uma forma de esclarecer dúvidas na área em que está se especializando e também uma oportunidade para se destacar no mercado. “Aqui (na empresa) tenho que fazer a programação da produção, vendas, compras e atendimento ao cliente. Diariamente temos um novo desafio, uma ideia nova, pois estamos sempre em busca de novas parcerias e novas fidelizações. É importante estar atento e saber o que o consumidor procura. É necessário conhecimento para estar um passo à frente dos demais”, ressalta.

Além disso, ressalta que o curso, que visa habilitar profissionais de nível técnico ao gerenciamento de empresas, a desempenhar tarefas administrativas, gerenciais, fiscais, tributárias, financeiras e de recursos humanos, foi muito significativo para buscar seus objetivos.

“Me ajudou a realizar melhorias dentro da empresa. Adquiri muito conhecimento que estão fazendo a diferença na prática e que antes não sabia como resolver. E tem também a troca de ideias, de fazer novas amizades que é muito importante em qualquer área de atuação, pois todos temos a contribuir”, finaliza.
Ao ser questionada sobre a escola LUMECEP, Alana se diz satisfeita. “Temos que valorizar, pois está em nossa cidade. Achei muito aconchegante, me senti bem neste ambiente. O ensino é de qualidade e todos os profissionais têm muito a oferecer”.

Texto: Portal Região dos Vales