Venâncio Aires RS Educação RSS

Alunas da rede municipal conquistam prêmio no Paraguai

O grupo é formado pelas estudantes Kellen Hoffmann e Kelli Guterres e pela professora Fernanda Saldanha (Foto: Divulgação)

O projeto “Elas Por Elas: Protagonismo feminino em histórias reais, narradas para as crianças em um audiolivro” dos alunos do 9o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer conquistou o 3º lugar na categoria internacional da “Fecitec Girasoles”, no Paraguai. Os estudantes se credenciaram ainda para a CIENTEC, em Lima, no Peru.

O grupo formado pelas estudantes Kellen Hoffmann e Kelli Guterres e pela professora Fernanda Saldanha retornaram no final de semana do país vizinho e nesta segunda-feira, 27, estiveram no encontro semanal de Secretários para dividir a experiência da Feira.

O projeto que evidencia o protagonismo feminino iniciou nas aulas de Artes coordenada pela professora Fernanda e resultou em um CD que conta as histórias de mulheres reais que, com luta e determinação, venceram obstáculos da vida e se tornaram referências, como Frida Kahlo e Anne Frank. Além do áudiolivro, uma Websérie do projeto foi criada pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura e está disponível no canal oficial da Instituição no Youtub.

O projeto que ganhou fama internacional, já foi apresentado na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares e Mostra Venâncio-airense de Cultura Inovação (Movaci), bem como na Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo onde conquistaram o 1º lugar da feira, que levou a participar desta Feira no Paraguai.

No encontro com os Secretários e com o Prefeito Giovane Wickert, a professora contou que apesar dos alunos já terem se formado no final do ano passado e deixado a escola, o trabalho continua com sequência e neste ano a novidade é que o grupo vai contar histórias de mulheres venâncio-airenses.

Texto: Ascom Venâncio Aires