Educação Estrela

Alunas destaques em concursos recebem reconhecimento de colegas

A jovem disse que buscou inspiração em situações como a sua, valorizando o estudo

Emef Odilo Afonso Thomé homenageia estudantes que foram premiadas em concurso cultural-artístico e olimpíada de português

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé realizou, na última sexta-feira (06), solenidade interna de reconhecimento a duas de suas estudantes. Colegas do turno da manhã, professores e equipe diretiva compareceram ao auditório do educandário do Bairro Imigrantes com o propósito de parabenizarem Érika da Silva Rodrigues (13) e Máxsuely Josiane de Castro (15). Ambas tiveram desempenho destacado, respectivamente, em concurso cultural-artístico do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) e na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.

Érika da Silva Rodrigues foi destaque na terceira edição do Prêmio MPT na Escola RS 2019. Este foi realizado em cinco categorias (conto, música, poesia, desenho e curta-metragem) e contou com mais de 450 trabalhos de todo o Estado. A criação da jovem estrelense do 7º ano conquistou o terceiro lugar na etapa estadual na categoria desenho, motivo de orgulho para colegas, familiares e a própria estudante. Depois de ter o desenho escolhido em concurso interno da escola, Érika passou a confeccioná-lo em um tamanho maior, para atender às exigências do concurso. Parte do processo foi registrado em vídeo, e pode ser conferido no Youtube pelo título “Desenho EMEF Odilo Afonso Thomé’ (https://www.youtube.com/watch?v=RYWpSsTg624).

A estudante diz gostar da arte. “Eu sempre gostei de desenhar. Até fiz um curso. Aprendi o jeito”, revela ela. A inspiração veio do que projeta para muitos jovens que, assim como ela, almejam algo na vida. “Tentei representar a minha realidade. Um guri que veio da vila mas que com os estudos conseguiu atingir algo na vida”, destaca. Pela conquista, aluna, professores e a escola serão premiados em cerimônia que deverá ocorrer em Porto Alegre no próximo dia 10. A escola deverá, inclusive, receber R$ 500 em premiação. Valor que será empregado na compra de livros e outros objetos de estudo. O concurso foi uma das muitas atividades desenvolvidas pelo projeto “Resgate à Infância”, proposto pelo MPT. Este trabalhou com os jovens as temáticas “Combate ao trabalho Infantil” e “Aprendizagem profissional”, e entre outras ações levou os estudantes da Odilo a visitarem a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), assistirem a palestra em torno das temáticas e a incluírem participantes no programa Jovem Aprendiz.

Português

Já Máxsuely Josiane de Castro, aluna do 9º ano teve seu texto selecionado na fase municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso voltado a alunos de escolas públicas de todo o País cuja temática deste ano é “O lugar onde vivo”, com o objetivo de levar os estudantes a estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimentos sobre a realidade local. A obra de Máxsuely, intitulada “Escola: meu mundo”, foi a escolhida para representar o município na categoria crônica (alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental).

Agora, Máxsuely e os alunos Calebe Samuel Severo Carpes (Emef Ruth Markus Huber) – categoria poema – e Nícolas Bazanella Mallmann (Emef Pinheiros) – categoria memórias literárias – participarão da etapa estadual, que será de 26 de setembro a 11 de outubro. De 23 de outubro a 19 de novembro ocorre a fase regional Sul, com a seleção de 173 alunos finalistas da olimpíada. A etapa nacional será no dia 28 de novembro, com a escolha dos 28 alunos vencedores. No dia 9 de dezembro será o evento de premiação.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Emef Odilo Afonso Thomé/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela