Solidariedade Estrela

Alunos da Apae contam com transporte fornecido pelo município

Governo de Estrela firmou termo com a instituição para que as crianças e jovens possam se deslocar à escola
 
Os familiares das crianças e jovens atendidos na Escola Cantinho do Sorriso, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), receberam uma boa notícia no início desta semana. A partir de agora, terão mais tranquilidade e segurança para que eles possam acessar os serviços de qualidade prestados pela instituição. Em ato realizado  nesta terça-feira (02.04), o prefeito Rafael Mallmann assinou termo de parceria pelo qual o transporte passa a ser feito pelo município, com um micro-ônibus com acessibilidade, beneficiando mais de 40 alunos.  
Moradoras do Loteamento Marmitt, a dona de casa Sônia Regina Silva da Silva enfrentava dificuldades para levar a filha Rúbia (16) até a Apae. O trajeto diário era feito a pé, pelo menos duas vezes por dia. Ao lado de Adelaide Maria Ledur, avó de Jackson Roberto Ledur Chaves (19), que é cadeirante e frequenta a instituição desde bebê, Sônia comemorou a boa notícia. “É muito bom, pois vou ter mais tempo para cuidar dela (Rúbia), que muitas vezes se queixava de dor nas pernas”, conta. 
Sem condições de arcar com o transporte, Adelaide Ledur diz que o neto só continuou a frequentar  a escola pelo auxílio de um amigo que se dispôs a levá-lo duas vezes por semana. “Se não fosse a boa vontade dele, não teria como vir”, acrescenta. Conforme Adelaide, é bom saber que o neto terá transporte seguro até a Apae. “Ele agora quer vir todos os dias”, revela a avó. 
O termo foi assinado pelo prefeito e pelo presidente da Apae, João Carlos Schäfer. Presentes os secretários do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves; da Educação, Marcelo Mallmann, e da Saúde, Elmar Schneider. Também prestigiaram o ato o presidente do Legislativo Élio Kunzler e vereadores; a presidente do Conselho de Assistência Social Anelise Hausmann e membros do Conselho; diretora, professores e funcionários da instituição, autoridades locais e familiares dos alunos beneficiados. 
Nas manifestações foi destacada a participação de vários setores da administração municipal para que a vinda do micro-ônibus se concretizasse, como a aprovação pelo Conselho de Assistência Social, e o apoio do atual ministro da Cidadania, Osmar Terra. Foi momento também de agradecimentos. “Estamos muito felizes. Trabalhamos para buscar soluções e queremos agradecer o apoio do município não somente por esta, mas por outras ações. É para nossos alunos”, assinalou o presidente da Apae João Carlos Schäfer. 
 
Ao final da solenidade foi apresentado o roteiro aos pais e demais familiares dos alunos, que serão apanhados em pontos específicos nos bairros. Serão seis pontos, pela manhã e sete a tarde. 
 
Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela