Arte Educação Os Vales em Notícia Lajeado

Alunos da EMEF Francisco Oscar Karnal (FOK) usam arte e criatividade para embelezar muros da escola

Ressignificar o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal (FOK), do bairro Santo Antônio, foi o grande propósito da pintura artística realizada pelos alunos na quarta-feira, 18/12, no local. A ação foi idealizada pela Escola e pelo Grêmio Estudantil, com apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (Sed).

Mais de 200 alunos da escola estiveram envolvidos no projeto, que iniciou em setembro deste ano com o objetivo de colorir e dar um novo significado ao muro da escola. Os pequenos da turma do pré foram os primeiros a deixarem as suas mãos marcadas na parede. Depois, cerca de 20 alunos das turmas do 5 ao 8 deram continuidade à ação. Antes de colocaram a mão na massa, participaram de um workshop sobre grafitagem, ministrado por Giovane Giovanelli, 30 anos, que também auxiliou os jovens na finalização da obra.

Conforme a diretora Marisete Mathes, os desenhos escolhidos foram propostos pelos próprios alunos. ”O que eu sinto é gratidão. Essa ação comprova que esse espaço é dos alunos e que eles têm várias escolhas. Estamos orgulhosos dos alunos que tiveram autonomia e ficaram motivados com a pintura”, contou.

Inspirados por elementos da natureza, foram pintados três desenhos no muro. Para o aluno Anderson Pereira da Silva, 15 anos, que também integra o Grêmio Estudantil, a pintura significa um recomeço.

Os materiais necessários para a ação foram destinados pela Prefeitura. O projeto continuará em 2020.