Educação RSS Cruzeiro do Sul

Alunos da Escola Trenzinho Alegre vivem as Olimpíadas

Professores com alunos durante a minicompetição (Foto: Arquivo/Emei Trenzinho Alegre)
Professores com alunos durante a minicompetição (Foto: Arquivo/Emei Trenzinho Alegre)

Desde o dia 5 de maio, e com mais ênfase durante os últimos dias, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Trenzinho Alegre, do Centro de Cruzeiro do Sul, está trabalhando as Olimpíadas com os alunos do Maternal B e Jardim. O projeto intitulado “Vai Nessa Trenzinho!” envolve crianças dos turnos da manhã e tarde. O objetivo geral, conforme os professores, é envolver os alunos em atividades saudáveis, resgatando valores, autoestima, integração escolar e social, valorização e respeito a diversidade cultural e o espírito esportivo.

Ao longo dos últimos meses, o projeto teve a intenção de mostrar aos alunos as variadas modalidades esportivas, para que os pequenos percebessem a importância do esporte como fonte de saúde física e mental e conhecessem a origem das olimpíadas. Além disso, o incentivo ao espírito esportivo e ao trabalho coletivo, relacionar as modalidades e conhecer as regas que compõe cada uma delas.

Os professores confeccionaram cartazes, painéis e mural, realizaram concurso para escolha do mascote da escola, foi feita a confecção do mascote do educandário e da Olimpíada, a ornamentação da escola com as cores e símbolos olímpicos e a apresentação de vídeo sobre o tema. Também, alguns trechos de jogos, abertura e apresentações artísticas foram vistos com os alunos. Foi feita a montagem do quadro informativo sobre a Olimpíada, a montagem do quadro sobre as curiosidades envolvendo a mesma e realizada uma mini-olimpíada, sendo que as modalidade foram escolhidas de acordo com o nível das turma.

Ainda, foi criado um álbum esportivo, feito o uso de histórias, pesquisas, circuito esportivo, gráfico dos esportes preferidos, jogos e brincadeiras lógico-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, e outros.

Segundo o educandário, o esporte, de uma forma geral, com os jogos e as diversas formas de ginástica, sempre estive presente na cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia a dia das pessoas. É avaliado pelos professores, que, além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro da escola.

Texto: Portal Região do Vales/Ascom Cruzeiro do Sul