Educação Lajeado

Alunos de Ciências Contábeis alcançam 75% de aprovação no Exame de Suficiência

Números superam as médias estadual e nacional (Foto: Tuane Eggers)
Números superam as médias estadual e nacional (Foto: Tuane Eggers)

Foram divulgados recentemente os aprovados no 1º Exame de Suficiência de 2016 do Conselho Federal de Contabilidade. Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Univates alcançaram o índice de 75% de aprovação. De 36 acadêmicos da Instituição avaliados, 27 foram considerados aptos a exercer plenamente a profissão. Os números superam as médias estadual e nacional, que chegam a 51,55% no Rio Grande do Sul e 38,07% em todo o Brasil.

Conforme o coordenador do curso, Ari Künzel, um bom desempenho no Exame de Suficiência atesta a qualidade do projeto pedagógico do curso da Univates. “Com exceção do exame realizado no segundo semestre de 2015, em que houve queda muito grande do índice de aprovação no Brasil, nossos índices de aprovação sempre têm ficado acima dos 70%. Isso é muito bom, pois demonstra a qualidade do curso oferecido na Univates. Nossa média de aprovação está de 20% a 25% acima dos níveis de aprovação do Estado”, ressalta.
Künzel destaca ainda que a estrutura oferecida é determinante para a busca de resultados significativos. “O currículo, a qualificação e o comprometimento dos corpos docente e discente, a utilização de metodologias ativas de ensino e a utilização de recursos disponibilizados nas salas temáticas de contabilidade estão diretamente ligados ao bom resultado”, conclui o coordenador.
O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade, conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/2015. Podem se inscrever para a prova de bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

Texto: Assessoria de Imprensa da Univates