Educação Encantado RSS

Alunos de Encantado aprendem sobre energia e meio ambiente

aes-sul-na-comunidade-em-encantado-3
Evento abordou a sustentabilidade com o intuito de contribuir para a formação de sociedades mais conscientes e sustentáveis (Foto: Divulgação)

Mais de 600 estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de Encantado, acompanhados de 56 educadores, participaram das atividades do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realizadas durante a quarta e quinta-feira (5 e 6) no Ginásio Municipal de Esportes do Parque João Batista Marchese. A iniciativa tem o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais conscientes e sustentáveis.

Na ocasião, os participantes assistiram ao espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e participaram de dinâmicas e brincadeiras sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Também receberam materiais didáticos – Revista do Aluno e Revista do Professor – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino. A secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Técia Mottin Soares, as coordenadoras pedagógicas da secretaria, Lisiane Maria Chanan Christ e Jaqueline Echer, e representantes das escolas municipais Tancredo Neves e Batista Castoldi, acompanharam as atividades.

Em seu terceiro ciclo, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar irá realizar, até setembro de 2017, 300 ações educativas gratuitas que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – que têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e educadores e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado ao Planejamento Estratégico Sustentável da AES Brasil, a iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 205 mil pessoas.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.

Texto: Ascom AES Sul