Educação Lajeado

Alunos de escola estadual participam de ação alusiva ao Dia da Árvore

Do alto do Cedelinho, mais de 80 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pedro Scherer, do bairro Montanha, puderam aprender na prática sobre árvores ícones de Lajeado. Alusiva ao Dia da Árvore, comemorado oficialmente no dia 21/09, a atividade especial foi realizada na terça-feira, 24/09, pelo Centro de Educação Ambiental, setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado.

Além de comemorar o Dia da Árvore, o objetivo do passeio foi valorizar o espaço natural da cidade e permitir que os alunos conhecessem de perto algumas espécies consideradas ícones da cidade, contribuindo assim no estudo e observação do patrimônio natural.

“Nós escolhemos as árvores levando em consideração diversos critérios, como a exuberância, por fazer parte da história da cidade de Lajeado e pelas suas características peculiares. Outras, foram selecionadas por já terem sofrido tentativas de corte e com a ajuda da comunidade, se mantiveram”, explicou a engenheira florestal, Sabrina Marques Wolf.

As atividades iniciaram pela manhã com as turmas do 6º e 8º ano, envolvendo cerca de 50 alunos. À tarde, foi a vez dos jovens das turmas do 8º e 9º ano conhecerem a cidade por outro ângulo.

Durante o passeio, que ocorreu pela região central da cidade, os alunos conheceram 7 espécies: Guapuruvu (localizada no bairro Florestal), Figueira ( bairro Americano), Cerejeira (bairro Americano), Araucária (bairro Americano), Ipês-amarelos (bairro Alto do Parque), Paineira (bairro Centro), e Flamboyant (bairro Centro).

A espécie preferida da aluna Sabrina Maiara Frozza, 14 anos, foi o Guapuruvu. “Eu gostei da Guapuruvu porque ela é grande e bonita. Achei muito legal a iniciativa e acho importante estudarmos sobre as árvores. Sempre fui curiosa com esse assunto”, contou Sabrina.

A cada parada, os educadores ambientais explicavam sobre a história e características de cada árvore, como: porte, frutos, flores, folhas, uso da madeira, ocorrência e locais ideais para plantio de cada espécie.

“As árvores são fundamentais para a sobrevivência humana. Elas retiram o gás carbônico da atmosfera e produzem oxigênio, frutos, auxiliam na preservação de cursos d’água, auxiliam no controle de temperatura e do clima, embelezam as ruas, e entre outros benefícios”, explicou a educadora ambiental da Sema, Naiara Lopes.

Além disso, os profissionais explicaram sobre o Plano de Arborização de Lajeado, que é um documento onde orienta as pessoas sobre quais árvores e os locais públicos adequados para o plantio.

Rejane Müller, professora da EEEF Pedro Scherer, que acompanhou o passeio com seus alunos, conta como foi a experiência. “Reparei que costumo dirigir sem perceber o que está ao meu redor. Acredito que de todas as árvores que vi hoje, não lembro de já ter reparado antes”, contou.

“Talvez essa data teria passado despercebida. Com esse passeio todos nós ganhamos uma nova forma de olhar e uma nova percepção da nossa cidade. Achei muito interessante”, concluiu Rejane.

Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Isa Carla Osterkamp, está sendo estudado novas ofertas dessa mesma atividade em razão da grande procura pelas escolas.

Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental promove e executa ações na área de educação ambiental para estudantes da rede municipal, estadual e privada de Lajeado e de cidades do Vale do Taquari e também para pessoas da comunidade. O objetivo é conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância da preservação do meio ambiente, modo de vida mais ecológico e dos recursos naturais.

Endereço: Av. Carlos Spohr Filho ( ERS 413 ) nº 3635, bairro Moinhos d’Água (junto ao Jardim Botânico de Lajeado)

Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira das 8h às 14h

Telefone: 3982-1099

E-mail: sema.edambiental@lajeado.rs.gov.br

 

 

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado