Esporte Educação Estrela

Alunos de Estrela são destaque em torneio de atletismo na capital

Evento contou com a participação de 1,5 mil atletas de mais de 60 escolas

Estudantes da EMEF Leo Joas disputaram competição a convite de filho de fundador da escola, e da Sogipa voltaram com ótimos resultados

O clube Sogipa, em Porto Alegre, é referência esportiva no Estado, principalmente quando o assunto é atletismo, tendo uma das melhores estruturas do País para as referidas práticas. No último sábado sediou a 4ª edição do Torneio Escolar de Atletismo, que reuniu mais de 1,5 mil atletas de 60 escolas de Porto Alegre, da Região Metropolitana e até de outras cidades do Estado. Entre estas Estrela. O município esteve representado por 24 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Joas, que da capital gaúcha voltaram com 13 medalhas. Participação foi viabilizada por Erhardt Joas, filho do fundador da escola, que veio morar no Brasil no ano de 1923 justamente a convite da Sogipa, para integrar as equipes de atletismo do Rio Grande do Sul.

O evento, que acontece há quatro anos, tem como principal propósito descobrir jovens talentos esportivos entre 8 e 15 anos, e conta com apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), Faculdade Sogipa de Educação Física e da Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Pois foi em uma conversa informal entre um dos representantes do Rotary Club São João, de Porto Alegre, coorganizador do torneio, com Erhardt que surgiu o convite para a participação dos estrelenses. A abertura da competição ocorreu na moderníssima pista atlética do clube, com desfile das delegações. Seu Erhardt inclusive desfilou com a delegação escolar do Bairro das Indústrias. Outros familiares, inclusive as filhas de Leo Joas, prestigiaram a competição.

Assim, em busca de facilitar a prospecção de talentos, só foram realizadas cinco modalidades, cada uma explorando uma valência física. Os participantes foram divididos conforme a faixa etária. A equipe de Estrela conquistou 13 medalhas, sendo seis de ouro. Estas ficaram com os atletas Victor Feistel Kurz (salto em distância e arremesso de peso), Erik Henrique Ehrenbrink (500m) e Augusto Goulart da Silva (60m; arremesso de peso e salto em distância). Com apenas 13 anos, Augusto foi um dos destaques da competição. “Me surpreendi, e estou muito feliz. Espero me dedicar cada vez mais e quem sabe projetar uma carreira na área”, revelou ele, ao exibir com orgulho as três medalhas de ouro. Os talentos descobertos poderão ser encaminhados para as equipes competitivas da Sogipa.

Visita oficial

Na manhã desta sexta-feira (04), a delegação da Leo Joas foi recebida pelo prefeito Rafael Mallmann na sede do Executivo, acompanhados do secretário Municipal de Educação (Smed), Marcelo Mallmann; da coordenadora da pasta, Adriana Schardong; da diretora da Leo Joas, Teresinha Negri; e do professor de Educação Física, Ricardo Rocha. “Parabéns pela participação e empenho de todos, que sabemos que é sempre muito grande e positivo para com todos os eventos, não apenas os esportivos, mas que desta vez refletiu em muitas medalhas e elogios”, salientou o prefeito, ao saber que a delegação também foi destaque no quesito disciplina.

O professor Rocha frisou que os resultados surpreenderam aos organizadores do torneio e aos próprios alunos, que no início estavam um pouco receosos. “Mas sempre acreditamos neles. Foi uma experiência para se levar para a vida toda.” A diretora Teresinha Negri, salientou a importância da oportunidade recebida. “Só temos a agradecer. Foi uma experiência inexplicável para nossos alunos. Não apenas pelos resultados, mas por toda a vivência que nossos jovens tiveram. Com certeza será um fator incentivador para maior dedicação aos esportes como um todo”, afirma.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela