Alunos do quinto ao nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, de Marques de Souza, participaram na tarde desta sexta-feira (07/06) de uma atividade sobre compostagem de resíduos orgânicos. Na ocasião houve palestra com o professor Gabriel Nicolini, que reforçou a importância de se conscientizar os alunos a respeito da destinação correta do lixo, o que reduz o risco de contaminação do solo e da água. Em sua fala, destacou o que pode e o que não pode ser colocado em uma composteira doméstica, para que o resultado seja o melhor possível.
Em seguida, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Diego Oliveira, realizou atividade prática em que demonstrou como construir uma composteira doméstica utilizando baldes, tampos e uma furadeira. Nesta parte, salientou os materiais que podem ser colocados no sistema – entre eles frutas, verduras, legumes, sementes, cascas de ovo, borra de café, erva de chimarrão, entre outros. “A intenção é a de chamar a atenção dos estudantes para o tema, mas também estimulá-los para a produção de um composto que pode ser naturalmente usado em hortas, jardins e pomares”, explica.
Parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, operacionalizado pelos municípios que integram o Cipae G8 – Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Sério, Marques de Souza, Progresso e Santa Clara do Sul -, a ação busca conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo. “A intenção é a de formar multiplicadores que contribuirão para a compreensão e o exercício da separação de resíduos”, salienta Oliveira, que destaca que a atividade relaciona-se ainda a Semana Nacional do Meio Ambiente.
“O que a gente tem de informação é que mais de 50% do lixo que vai para os aterros sanitários é orgânico, sendo possível reduzir esse número por meio do reaproveitamento deste material”, complementa Nicolini. Na escola, a intenção é a de que os alunos passem a praticar a compostagem, que contribuirá para a redução de um resíduo que não precisaria necessariamente ir para o lixo. “O lixo que geramos também é nossa responsabilidade, cabendo a nós não apenas destiná-lo corretamente, mas também promover a reciclagem de forma adequada”, avalia Oliveira.
Para Kauan Machado de Jesus, 13 anos, aluno do oitavo ano da Escola, a preservação do meio ambiente é importante, o que só é possível com a conscientização. “A gente vê muito desmatamento, muito uso de agrotóxicos, muita coisa prejudicando a natureza e se não fizermos alguma coisa pra ajudar, o que será do futuro”, questiona. Kauan e os demais alunos participaram de uma atividade em que deram sugestões sobre como cuidar melhor do meio ambiente. Entre as respostas o incentivo a reciclagem na comunidade e a importância de se colocar o “lixo no lixo”.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald