Oportunidade Educação Lajeado

Alunos de quatro Escolas Municipais de Lajeado fundam suas cooperativas escolares

Alunos cooperativa na Emef Vida Nova

Alunos de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado fundaram, nesta quarta-feira (06/11), suas cooperativas escolares. Três associações foram fundadas pela manhã e à tarde, em assembleias nas Emefs Vida Nova, Guido Lermen e São João. Às 19h30 ocorre a assembleia de fundação da cooperativa escolar da Emef Nova Viena.

Promovido pelo Sicredi Integração RS/MG em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o projeto consiste em criar associações de jovens do 6º ao 9º ano, com a finalidade educativa de desenvolverem ações econômicas, sociais e culturais em benefício dos cooperados e da comunidade escolar.

As cooperativas foram formadas somente por alunos. Para participar do projeto, eles contam com suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento de um produto, recebendo apoio de um professor orientador. O objetivo é estimular o empreendedorismo e a liderança dos alunos, que precisam se reunir no contraturno ao que frequentam a escola regular para vivenciar os princípios do cooperativismo aplicados à pesquisa, produção e comercialização de um produto.

“Apostamos no crescimento e no comprometimento desses pioneiros fundadores das cooperativas escolares”, afirmou a secretária de Educação (SED) de Lajeado, Vera Plein, que acompanhou a fundação das cooperativas durante a realização das assembleias.

 

Texto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado