Educação RSS Marques de Souza

Alunos do 9º ano participam do Projeto “Conhecendo meu Município”

Alunos conheceram melhor o município (Foto: Divulgação)
Alunos conheceram melhor o município (Foto: Divulgação)

Os alunos da disciplina de história do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Gomes, colocam em prática o projeto “Conhecendo meu Município”. A intenção é realizar passeios pela cidade para conhecer de perto a economia, a história e a cultura.

Acompanhados pela professora Sônia Scherer, eles conheceram os limites entre os municípios de Marques de Souza e Progresso, na localidade de Barrinha, e também o limite de Marques com Pouso Novo e Travesseiro.

Nas localidades de Bela Vista do Fão realizaram visitas a empresas e conheceram as atividades econômicas, culturais e de serviços. Observaram ainda a criação de suínos, o destino correto dos dejetos, a existência do comércio no centro urbano, a igreja, o monumento a Bergamota, a Escola Estadual Frei Antônio, o Centro Administrativo onde funciona o Posto de Saúde, o Correio e o Centro Telefônico. Ficaram mais próximos da realidade do distrito.

Em Vasco Bandeira puderam observar ao logo do caminho as atividades agrícolas, agroindústrias, a hidrografia, o relevo e a preservação do meio ambiente. No distrito de Tamanduá visitaram a Escola Estadual Henrique Geiss, o comércio, o Centro Telefônico/Administrativo e a empresa de Calçados, onde tiveram uma noção da produção em série de parte de um calçado, que é concluído na fábrica Beira Rio, na cidade de Santa Clara do Sul.

O projeto proporciona momentos de conhecimento além da escola. Cumpre com seus objetivos de aproximar os alunos da história e da realidade do seu município. Incentiva os estudantes a adotarem uma postura de preservação e valorização do local onde vivem.

Texto: Ascom Marques de Souza