RS Educação RSS Estrela

Alunos do interior entrevistam patrono da Feira do Livro em videoconferência

Autor teve bate-papo com alunos da escola da Linha Lenz (Foto: Emef Arnaldo José Diel/Divulgação/Prefeitura de Estrela)

A programação pré-Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler ver o mundo” segue mobilizando alunos, professores, funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e também escritores. Ações realizadas na última semana no município envolveram diretamente dois dos principais autores que estarão presentes à oitava edição da feira, programada para ocorrer de 02 a 06 de outubro, na Soges, Centro. Em uma delas o patrono Antônio Schimeneck foi entrevistado, em videoconferência, por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, localizada na Linha Lenz, interior de Estrela. Entre os objetivos dos jovens, obter material para a confecção do jornal “Nona Hora”, que está sendo elaborado pelos próprios alunos e irá circular no colégio até o fim do ano trazendo justamente a feira como principal tema.

Os alunos participantes da sessão foram os do 9º ano, que com a coordenação da professora Isabel Bregolin já realizaram outras atividades no sentido de buscarem elementos para a produção do jornal escolar. O tema da entrevista partiu do livro infantojuvenil “A Verdade em Preto e Branco”, de autoria do patrono e que em uma história cheia de mistérios trata um pouco do mundo do jornalismo. Os estudantes partiram de perguntas relacionadas à obra, e depois realizaram outras indagações ao autor, relativas ao cenário da cultura, e curiosidades. “No início estavam todos um pouco tensos. Até pela incerteza de que o aparelho iria funcionar direito, o sinal da internet dessa conta, enfim. Mas no fim tudo saiu como o esperado e a experiência foi muito gratificante, podendo ser repetida para outras situações”, destaca a coordenadora da escola, Bárbara Schmitt. Para o patrono, um exemplo de como a tecnologia pode ajudar muito e de diversas formas no acesso e na valorização da cultura.

Por sua vez, o escritor Jonas Ribeiro esteve mais uma vez em Estrela esta semana. Na terça (04) e quarta-feira (05) – conforme release já enviado – ele realizou oficinas literárias com crianças, onde teatralizou um pouco em torno de alguns dos seus livros e contos mais famosos, entre eles “Os Bolos Gigantes”, obra que está sendo trabalhada nas salas de aula da rede municipal em investidas junto aos alunos pelo apego à leitura.

A Feira do Livro 2018 é uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais informações na Smed pelo telefone 3981-1134.

Programação oficial da feira

02 out | terça-feira

Autor presente: Jonas Ribeiro

Hora do Conto

18h – Sessão de autógrafos com o escritor Jonas Ribeiro

19h30min – Cerimônia de Abertura e show com Vocal em Cena

03 out | quarta-feira

Autores presentes: Jonas Ribeiro e Marcos Meier

Hora do Conto

19h15min – Momento cultural com Kelly Carvalho

19h30min – Palestra com Marcos Meier « Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos »

04 out | quinta-feira

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

19h30min – Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther

05 out | sexta-feira

Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro

19h30min – Espetáculo « A Sbórnia Kontr’atraka » com Hique Gomez e Simone Rasslan

06 out | sábado

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

9h – Sarau Literário da Alivat

10h30min – Lançamento da coletânea « Tenho uma história para te contar » produção da Emei

Paulo Freire

11h30min – Sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Morais Rigo

Texto: Ascom Estrela