Educação Destaques Lajeado

Alunos doam carinho aos idosos do Lar Tabita

Os alunos da turma 102 organizaram uma Manhã Especial para os idosos do Lar Tabita (Foto: Renata Leal)
Os alunos da turma 102 organizaram uma Manhã Especial para os idosos do Lar Tabita (Foto: Renata Leal)

Nas Manhãs Especiais do Colégio Madre Bárbara, os alunos das turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Médio realizam formação no Centro Vocacional Marista e também visitam as entidades: Lar Tabita e Centro Terapêutico São Francisco. As Manhãs Especiais primam pela formação humana, vivência de valores, assim como ações de solidariedade e amor ao próximo. Há 14 anos as turmas dos 1º anos do Ensino Médio realizam as Manhãs Especiais no Lar Tabita para uma manhã de convivência com os vovôs.

De acordo com a coordenadora da pastoral escolar, Carla Markus, esse é um momento de partilha e de colocar na prática tudo o que a filosofia da Congregação do Imaculado Coração de Maria (ICM) busca, mostrando aos educandos a importância de criar laços e serem solidários. “É um momento em que a escola faz o aluno conhecer, ver e ser uma pessoa mais humanitária, que se preocupa com o próximo e já imagina como será a sua terceira idade. Essa é uma construção da realidade, pois vão pensando em suas vidas e dos familiares.”

As manhãs, no Lar Tabita são planejadas pelas próprias turmas, que se reúnem e organizam a visita. “Cada turma pensa no que será realizado e o que irão levar, para ser uma manhã especial construída por eles”, diz a professora Carla. A Pastoral Escolar realiza antes um momento de sensibilidade para entenderem o que irão ver e como será o encontro. “Eles se envolvem e sentimos a solidariedade acontecer no carinho e ternura transmitido aos idosos, o que para a escola é o mais importante.”

A turma 102 organizou a manhã com um lanche especial para iniciar, onde cada jovem montava um prato e auxiliava um vovô ou vovó. Após os alunos organizaram um bingo, alegrando os idosos. Por fim, todos foram agraciados com mantas e lenços para ficarem protegidos do inverno.

Momento Ímpar

A aluna Natália Martins (16) afirma que esse é um momento gratificante, pois além de pensar no futuro, pode ver a realidade e a carência dos idosos, que em algumas vezes ficam abandonados. “É chocante e emocionante, por isso queríamos melhorar o dia deles. Minha maior experiência desse momento foi saber a história de alguns, como vieram parar no Lar e o que aconteceu. Foi uma manhã muito boa”, diz a aluna.

O aluno Leonardo Brand (16) classifica a manhã como um momento mais do que especial. Conforme ele, é bom ajudar os outros e dar um carinho ou atenção. “Fiz um prato com um sorriso e uma vovó sorriu e me deu um bom dia. Só isso já deixou o meu dia melhor”, confessa.

Agradecimento

A diretora administrativa Julci dos Santos, conta que esse momento entre outras visitas é a alegria dos idosos, que tratam os jovens como se fossem netos. “Eles tem um dia diferente, afinal recebem uma visita e um carinho. Depois que os alunos saem vemos a carinha feliz deles, comentando o movimento e como foi”.

Julci destaca que uma parcela deles não recebe a visita de familiares e por isso tem uma necessidade maior de conversar e de criar um laço. “É muito gratificante e bom receber esse carinho dos jovens nessa parceria com o Colégio Madre Bárbara que doa carinho para eles. Os jovens trazem uma alegria a mais para nossos vovôs e vovós”.

Texto: Ascom Escola