Meio Ambiente Educação Lajeado

Alunos participam de plantio do Projeto Lajeado Mais Verde no Bairro Planalto

Unidos pela preservação do meio ambiente, jovens das turmas do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Mathias Müller e da Associação dos Moradores do bairro Planalto plantaram, nesta terça-feira (23/04), 50 mudas de diferentes espécies na área verde da prefeitura, situada na rua Etwino Theobaldo Thomas, em frente à escola. A ação integra o Projeto Lajeado Mais Verde, da Prefeitura de Lajeado e desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Os trabalhos iniciaram cedo, pela manhã, quando os 17 alunos que participaram da ação recolheram os resíduos que estavam no local, resultando em 5 sacos de lixo. Também capinaram e prepararam os canteiros para o plantio. Os buracos foram abertos pelos técnicos da Sema, que também auxiliaram as crianças no plantio. Com o cal produzido pela comunidade, os alunos pintaram os postes, escadas e o entorno dos canteiros.

A professora de ciências da escola, Isa Carla Osterkamp, levou os alunos para colaborar. “Os aprendizados são colocados em prática durante a ação. E desta forma, eles estão preservando um lugar que faz parte do bairro deles. Esperamos que com o engajamento de cada um, teremos bons resultados para todos”, conta Isa.

Grasiele Farias, do 7º ano, plantou diversas mudas e continuou trabalhando durante o horário do recreio. “Eu gosto de ajudar a minha avó. Nós plantamos de tudo e gosto de participar de atividades como essa”, relata.

Após o esforço e dedicação do grupo, o espaço ganhou uma nova aparência. Conforme a engenheira florestal da Sema, Sabrina Marques Wolf, as mudas plantadas nesta terça-feira são de porte pequeno, médio e grande. Entre algumas espécies plantadas, estão guapuruvu (Schizolobium parahyba), canafístula (Peltophorum dubium), batinga (Eugenia sp.), guabiroba (Campomanesia guazumifolia), astrapéia (Dombeya wallichii), araticum (Annona sp.) e tipuana (Tipuana tipu)

Um dos objetivos da ação também foi atender à solicitação de plantio feita pela Associação de Moradores do bairro, que queria reflorestar a área. Marino Paulus, 56 anos, integrava a presidência da Associação dos Moradores do bairro há mais de 20 anos. Renunciou ao cargo recentemente, mas ajudou a escolher as mudas, no horto do Jardim Botânico, que seriam plantadas hoje no seu bairro, e fez questão de estar presente na ação. “É uma forma das crianças ajudarem a preservar. Eu escolhi diversas espécies pensando nas crianças, nos passarinhos e para oferecer sombra às pessoas que praticam atividades na academia ao ar livre”, explicou Marino.

Saiba mais

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas com novos plantios, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado