Saúde RS RSS Teutônia

Ambulatório de Atenção Básica desafoga Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco


Comitiva ainda conheceu projetos desenvolvidos na casa de saúde (Foto: Larissa Santos/Divulgação)

A Administração Municipal de Teutônia já está colhendo frutos da reestruturação da Secretaria de Saúde, iniciada com maior intensidade em abril deste ano. A abertura do Ambulatório de Atenção Básica no Bairro Canabarro, com atendimento de livre demanda até às 20 horas nos meses de abril a junho, já refletiu na diminuição da procura pelo Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco. A ampliação do horário do ambulatório até às 22h desde julho deve diminuir ainda mais a demanda do hospital.

Os números de atendimento foram apresentados pela casa de saúde nesta quinta-feira, dia 12 de julho, durante visita de comitiva do Executivo teutoniense, integrada pelo prefeito, Jonatan Brönstrup, vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva, e chefe de Gabinete, Marcos Aurélio Borges de Quadros. Durante a visita, o Executivo ainda percorreu a estrutura do hospital, enquanto o diretor-executivo, André Lagemann, apresentava os projetos previstos, bem como os números de atendimento.

Em março, foram 2.515 atendimentos, sendo 2.446 de pronto socorro, 37 de acidentes de trabalho e 32 de acidentes de trânsito. Em abril, quando foi aberto o ambulatório básico no Bairro Canabarro, o número de atendimentos caiu para 2.378 (2.317 de pronto socorro, 28 de acidentes de trabalho e 33 de acidentes de trânsito). Em atendimentos de pronto socorro, foi uma redução de 129 consultas. Importante observar que muitas consultas no pronto atendimento do hospital não são classificadas como de urgência e emergência, ou seja, consultas que podem ser feitas em unidades básicas de saúde.

No mês de maio, o número de atendimentos total no Pronto Atendimento caiu para 2.271 (2.219 de pronto socorro, 23 de acidentes de trabalho e 29 de acidentes de trânsito), mesmo sendo um período em que a procura aumenta, devidos as gripes, resfriados e outras doenças comuns no inverno. De abril para maio, a redução foi de 98 atendimentos de pronto socorro. No mesmo período do ano passado, houve um aumento de 318 atendimentos de pronto socorro.

Em junho, foram 2.097 atendimentos, sendo 2.050 consultas de pronto socorro, 30 de acidentes de trabalho e 17 de acidentes de trânsito. Observando somente o número de consultas de pronto socorro, houve uma redução de 169 atendimentos. A tendência é que no mês de julho o número da redução de atendimentos seja maior, tendo em vista que o horário do Ambulatório de Atenção Básica foi estendido até às 22 horas.

Para o secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva, os números indicam que, ao atender um antigo anseio da comunidade no Bairro Canabarro, o resultado já se reflete em todo o município. “Estamos dando um novo olhar à saúde de Teutônia, nos aproximando ainda mais das pessoas. Isto fica evidente quando observamos os números apresentados pelo Hospital Ouro Branco”, salienta.

O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, coloca que a Saúde de Teutônia vem melhorando graças à atenção especial dada pela Administração Municipal para área. “Como é bom observar que uma ação no Bairro Canabarro se reflete numa melhora em todo o município. Atendemos um anseio da comunidade local. Consequentemente, desafogamos a demanda do Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco e Teutônia, como um todo, sai ganhando”, afirma.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, observa que a reestruturação da Secretaria de Saúde tende a melhorar, ainda mais, os índices de desenvolvimento do município. “Segundo o índice Firjan 2018, temos a 45ª melhor saúde do Brasil, ou seja, estamos entre os 1% dos municípios brasileiros que tem os melhores índices. Com as melhorias que estamos realizando, como a abertura do ambulatório, que consequentemente beneficiou o hospital, vamos atingir índices ainda mais satisfatórios. Estes números mostram que estamos cumprindo com aquilo que nos comprometemos com a comunidade: melhorar a qualidade de vida da população”, frisa.

NÚMEROS DO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL OURO BRANCO

Mês

Motivo atendimento

2017

2018

Março

Consulta em pronto socorro

2.970

2.446

Acidente de trabalho

24

37

Acidente de trânsito

20

32

Total do mês

3.014

2.515

Abril

Consulta em pronto socorro

2.354

2.317

Acidente de trabalho

25

28

Acidente de trânsito

14

33

Total do mês

2.393

2.378

Maio

Consulta em pronto socorro

2.672

2.219

Acidente de trabalho

26

23

Acidente de trânsito

13

29

Total do mês

2.711

2.271

Junho

Consulta em pronto socorro

2.587

2.050

Acidente de trabalho

13

30

Acidente de trânsito

31

17

Total do mês

2.631

2.097

Texto: Ascom Teutônia