Rural - Agricultura Pouso Novo

Ampla programação marcará terceira edição do Encontro da Família Rural de Pouso Novo

Uma ampla programação está prevista para a terceira edição do Encontro da Família Rural, evento que ocorre nos dias 17 e 18 de abril na Praça da Matriz, em Pouso Novo. A festividade inicia às 10h do primeiro dia com a Missa da Melhor Idade e se encerra às 20h do dia seguinte com o show humorístico Badin, O Colono. Na ocasião haverá exposição de animais, de máquinas e implementos e de marcenaria, além de comercialização de produtos de agroindústrias familiares, frutas, verduras, mudas de frutíferas, alevinos e peixes, além de mostra da rota das especiarias.

Também durante o encontro haverá eventos técnicos como um ciclo de debates sobre bovinocultura leiteira – com destaque para a alimentação no período pré parto e na sanidade animal -, roda de conversa para jovens empreendedores, encontro sobre segurança dos alimentos e seminário de apicultura em que haverá palestra sobre manejo eficiente de colmeias. Já os extensionistas da Emater/RS-Ascar estarão no local repassando informações em áreas como fruticultura, olericultura, gestão da propriedade, meliponicultura e bovinocultura leiteira.

“A intenção do encontro é não apenas a de promover a integração da comunidade, mas também a de possibilitar o acesso a informações técnicas relevantes e que digam respeito as principais atividades econômicas do município”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcia Fonseca. Como forma de divulgar as ações desenvolvidas em Pouso Novo, a Prefeitura disponibilizará estandes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), das secretarias municipais de Saúde e da Agricultura e do Departamento Municipal do Meio Ambiente (Demma).

Entidades, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o CTG Tropilhas da Serra, a Escola Estadual de Ensino Médio Pouso Novo, a Comunidade Católica e a Igreja Assembleia de Deus, além dasempresas Dierssmann, Uniasselvi, Certel, Banco do Brasil, cooperativa Sicredi, Graebin Agropecuária e Cooperativa Agrícola Mista Alto as Serra (Coagrisserra) também apoiarão o evento. Mais informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Pouso Novo ou pelo telefone (51) 3775-1251.

Programação – 17 de abril

10h – Missa da melhor idade na Igreja Matriz

12h – Almoço da melhor idade – somente para idosos. Promoção: Secretaria da Saúde

13h – Abertura oficial

13h30 – Baile da terceira idade no Salão Paroquial. Promoção: Secretaria da Saúde

14h – Ciclo de debates sobre Bovinocultura Leiteira no Auditório Municipal. Temas: alimentação no período pré parto e seus impactos na lactação e sanidade animal. Ministrante: Maicon Berwanger da Emater/RS-Ascar. Atividade contará ainda com sorteio de brindes e concurso do Leite em Metro.

15h30 – Roda de conversa com jovens empreendedores no Auditório Municipal. Na ocasião haverá relatos de Adilson Fagundes e Denis Bianchini sobre suas experiências com bovinocultura leiteira e ovinocultura, respectivamente.

18h30 – Enceramento do primeiro dia


Programação – 18 de abril

9h – Encontro sobre Segurança dos Alimentos no Auditório Municipal. Na ocasião serão discutidas boas práticas em cozinha e o trabalho do Serviço de Inspeção Municipala, além de haver relatos de agroindústrias.

11h30 – Abertura da feira

13h30 – Seminário de Apicultura no Salão Paroquial. Tema: manejo eficiente das colmeias para a produção de mel. Ministrante: Vivairo Zago da Emater/RS-Ascar. Atividade contará ainda com mostra de materiais apícolas, práticas e sorteios de brindes.

16h30 – Apresentação de talentos locais da Igreja Assembleia de Deus na Praça da Matriz

18h – Missa com celebração de lava-pés na Paróquia Santo Antônio

20h – Show humorístico com Badin, O Colono no Salão Paroquial

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald