Educação Teutônia

Ampliação da Escola Guilherme Sommer é oficialmente entregue à comunidade

Edificação foi reformada e ampliada

Edificação localizada nos fundos do educandário foi reformada e ampliada. Capacidade de atendimento no prédio foi ampliada de 180 para 280 alunos

 Na tarde desta quinta-feira, dia 6 de agosto, foi entregue oficialmente à comunidade de Teutônia a obra de reforma e ampliação (espelhamento) do prédio localizado nos fundos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, na Vila Popular. Com a ampliação, a capacidade de atendimento no prédio foi ampliada de 180 para 280 crianças. Ao todo, a escola tem 450 alunos, mais 80 no Turno Inverso.

A edificação recebeu reforma completa no andar térreo, de 354,67 metros quadrados. Além disso, o prédio recebeu uma ampliação (espelhamento) de 326,87 metros quadrados, contemplando salas de aula, laboratório de aprendizagem, laboratório de informática, sala de reforço, sanitários masculino, feminino e adaptado, lavanderia e depósito.

A estrutura do prédio antes da reforma era deficitária e as adaptações feitas no antigo pavilhão não atendiam mais às necessidades da comunidade escolar, pelas limitações que o local impunha. “É uma obra de extrema importância, pois oferece mais conforto para os alunos e professores, o que vai ao encontro da nossa missão, de investir nas pessoas. As crianças merecem respeito e dignidade para estudar com qualidade e motivação”, sublinhou o prefeito, Jonatan Brönstrup.

O investimento na reforma e ampliação foi de R$ 1.006.729,69, sem contar a aquisição do mobiliário novo e moderno e outros ajustes visando a segurança do local. No início do ano letivo, os alunos já puderam usufruir do novo espaço, uma vez que o prédio só dependia ainda de ajustes externos, finalizados durante a suspensão presencial das aulas.

A reforma e ampliação atenderam ao anseio de vários anos da comunidade da Vila Popular e arredores. “Esse novo ambiente educativo tem a cara da Escola Guilherme Sommer: colorida, alegre, bonita, divertida e mágica, onde o ensino-aprendizagem de qualidade continuará acontecendo com mais dignidade e segurança”, destacou a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem.

A diretora da escola, Arminda Regina Mariani Hepp, lembrou que o prédio antigo era desafiador. “Não era um lugar digno de trabalho, mas trabalhávamos e fazíamos muito. A Administração Municipal assumiu o compromisso e fez este novo prédio, afinal, os nossos tesouros merecem um lugar digno e maravilhoso como este para estudar”, sublinhou.

O presidente do Círculo de Pais e Mestres, Delmar Bruisma, colocou que a nova estrutura era um anseio antigo da comunidade da Vila Popular. É um sonho concretizado. Como pai, fico feliz em ver que meus filhos vão estudar em uma escola que tem esta infraestrutura maravilhosa. Só temos a agradecer por este investimento”, frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cleudori Paniz, destacou os inúmeros investimentos feitos na Educação. “São investimentos que valorizam o ser humano. Que este espaço logo logo esteja cheio de alegria, em que as crianças possam usufruir e aprender com muita motivação neste espaço”, ressaltou.

O  vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, desejou que a comunidade escolar faça um bom uso do novo espaço. É emocionante ver este novo prédio, pois era inimaginável as crianças estudando naquele prédio antigo. Agora, crianças contam com espaço alegre e os professores poderão ensinar com amor e carinho”, pontuou.

Os prédios frontais também passaram por melhorias na pintura e instalação de iluminação nova entres as edificações. Além disso, a escola ainda recebeu, no ano passado, melhorias em seu ginásio de esportes. A edificação recebeu reformas e ampliação, com a construção de vestiários e cozinha. Também foi executado o cercamento do ginásio com muro de concreto, tela e portões. O investimento foi de R$ 313.237,89.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
CRÉDITOS DAS FOTOS: Édson Luís Schaeffer/divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia