Trânsito Obras Lajeado

Ampliação de viaduto sobre a ERS-130 inicia nesta semana

Para facilitar o tráfego, viaduto terá duas pistas com o alargamento. Foto: Matheus Souza

Gargalo antigo do trânsito de Lajeado, o viaduto sobre a ERS-130, que liga os bairros Montanha e Florestal, ganhará uma nova pista para diminuir os congestionamentos em horários de pico. As obras de alargamento do viaduto iniciam nos próximos dias e a projeção do governo é que sejam finalizadas no começo de 2021.

A empresa responsável pela obra, de Florianópolis, está se instalando no local para dar início aos trabalhos. A obra completa está orçada em R$ 1,5 milhão e faz parte do pacote de investimentos previstos no Programa Avançar Cidades, do governo federal.

O alargamento ocorrerá do lado esquerdo da estrutura atual, para quem circula no sentido Centro/Bairro, e terá 8,30 metros de altura e 45 metros de comprimento. Com isso, ao invés de uma ponte de faixa simples, o trecho terá duas pontes, cada uma com duas faixas de trânsito nos dois sentidos.

Segundo o secretário municipal de Obras, Cassiano Jung, a ponte duplicada vai melhorar o trânsito de um trecho alternativo a bairros como Bom Pastor, Moinhos D’Água e, sobretudo, Conventos, cujo acesso principal se dá pela BR-386, que também enfrenta problemas de trafegabilidade.

“É uma região que cresceu muito, então esta é uma obra necessária. Vai servir para desafogar o trânsito, principalmente nos horários de pico”, explica.

 

Material de grandes obras

Para a construção do viaduto, a empresa responsável utilizará vigas de concreto armado. “É um material muito utilizado em grandes obras de construções”, comenta Cassiano. Além das duas novas pistas que o trecho ganhará, serão preservados os passeios públicos para deslocamento de pedestres, que ficará junto a ponte.

A empresa ficará instalada em uma área junto ao viaduto, às margens da ERS-130, levando maquinário e equipamentos. Pelo contrato, terá cinco meses para executar a obra. O prazo inicial era de que a obra iniciasse ainda em 2019, mas o processo licitatório ocorreu apenas este ano.

 

Duplicação

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Montanha, Mário Carlos Schmidt, o obra de alargamento da ponte é importante e favorecerá a população, sobretudo aos que retornam ao bairro no fim da tarde. “Se tu se atrasar um pouco, já pega toda a tranqueira do trânsito. Eu tento sair do trabalho sempre 17h45min para evitar o congestionamento”, comenta.

Para Schmidt, o ideal seria duplicar todo o trecho da avenida Benjamin Constant que corta o bairro, o que não está nos planos do poder público. “Mas é muito difícil, por causa das indenizações. As pessoas tem casas quase no meio da rua. O alargamento da ponte já ajuda bastante”, ressalta.

 

Avançar Cidades

Além do alargamento da pista na ponte sobre a ERS-130, estão previstas obras de asfaltamento e capeamento asfáltico dentro do Programa Avançar Cidades, bem como a construção de novos abrigos de ônibus. O valor orçado do financiamento é de R$ 20 milhões.

 

GRUPO A HORA