Vale do Taquari Destaques Turismo

Amturvales completa 26 anos apostando na retomada do turismo

Entidade, que congrega empreendimentos do trade turístico, trabalhou para que o setor não parasse, mesmo na pandemia. O dia 29 de março é uma data importante para o turismo no Vale do Taquari. Neste dia, no ano de 1995, era fundada a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Ao completar 26 anos, nesta segunda-feira, a associação que tem sede em Encantado, busca o fortalecimento dos empreendimentos ligados ao setor, agrupando o trade turístico e sendo porta voz de toda esta cadeia produtiva na região. O fundador da Amturvales e o seu primeiro presidente foi o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido no último dia 19. “Ele foi um sonhador e apostou na bandeira do turismo quando isso ainda não era tão discutido”, afirma o atual presidente da entidade, Leandro Arenhart.

Neste último ano, em função da pandemia, o turismo foi impactado em todo o mundo e a região também sofreu as consequências. Mesmo assim, o setor não parou. Cerca de 8 mil pessoas participaram dos passeios do Trem dos Vales, realizados entre outubro e novembro, entre os municípios de Colinas e Roca Sales e entre Muçum e Guaporé.

Já no mês de novembro, a Estruturação do Turismo Rural foi o projeto vencedor da Consulta Popular na região. A proposta foi encabeçada pela
Amturvales, em parceria com a Fundação do Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), com apoio da Emater e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O projeto prevê um valor de mais de R$ 314 mil para ser aplicado num programa de qualificação das agroindústrias para fortalecimento do turismo rural.

Mais recentemente, no mês de janeiro, a Amturvales inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista do Vale do Taquari (CAT), junto ao pórtico de entrada do Parque Histórico de Lajeado. O espaço é um centro de referência para o visitante, um local para a divulgação das opções turísticas e dos empreendimentos. Para o presidente da Amturvales, apesar do ano atípico, a entidade buscou sempre incentivar os empreendimentos.

 

Ascom Amturvales