Social Investimento RS Os Vales em Notícia Destaques Explorando os Vales Turismo

Amturvales finaliza projeto para tornar Trem dos Vales definitivo na região

Material será encaminhado para Rumo Logística e Agência Nacional de Transportes Terrestres

Projeto, que contempla questões como segurança e sustentabilidade,
será entregue para Rumo Logística/Plural Comunicação Integrada.

Na última semana, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a coordenação do Trem dos Vales, promoveram a apresentação do projeto executivo Trem dos Vales. Estiveram presentes prefeitos e representantes das cidades por onde passará o trajeto do trem e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o projeto executivo Trem dos Vales foi elaborado pela empresa Trilhar. “Está muito bem embasado, mostrando tudo que é necessário para que a gente possa ter o trem em definitivo”, observa. Arenhart destaca que a ideia é possibilitar os passeios de trem permanentemente a partir do ano que vem.

De acordo como o coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, o estudo feito pela Trilhar, durante todo o ano de 2019, demonstra a viabilidade técnica e questões como segurança operacional, sustentabilidade econômica e a responsabilidade social do projeto. “Levaremos esse material para análise da Rumo Logística e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Estamos elaborando estratégias e deveremos trabalhar durante todo o ano nessas tratativas. Não podemos esquecer de fortalecer todos o roteiros turísticos que já temos, todas as estruturas existentes, porque turismo não se faz de forma isolada”, afirma Fontana.

Para o presidente da Amturvales, também é necessário mobilizar as prefeituras da região. “Isso é fundamental porque é o Vale do Taquari quem vai se favorecer. Eu ressalto que o trem vai ser o ‘boom’ do turismo no Vale. Já tivemos prova disso no último ano”, afirma Arenhart, referindo-se aos oito passeios de trem realizados entre  agosto e setembro de 2019.

Em 2020, a intenção é oferecer mais quatro fins de semana com passeios de trem, no mês de agosto, com trajetos entre Guaporé e Muçum e Colinas e Roca Sales. “Estamos trabalhando diariamente para viabilizar o Trem dos Vales. Teremos mais passeios do que no ano passado, afim de aperfeiçoar esse passeio maravilhoso”, pontua o coordenador do projeto, Rafael Fontana.

 

Crédito: Plural Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa Amturvales